Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Corpo do poeta e ativista Pablo Neruda é exumado no Chile

Autoridades estão investigando se o escritor foi morto pela ditadura do Augusto Pinochet

Internacional|Ansa

A Fundação Pablo Neruda confirmou a exumação do corpo do poeta chileno e Prêmio Nobel de Literatura, no marco de uma investigação judicial que busca verificar se Pablo Neruda foi morto pela ditadura de Augusto Pinochet em 1973.

A instituição informou que o corpo de Neruda será exumado em uma data ainda a definir, dependendo da decisão do juiz Mario Carroza. "Há alguns dias, a Fundação Pablo Neruda foi informada da resolução do ministro Mario Carroza, na qual se determina a exumação do corpo de Pablo Neruda, sepultado junto com Matilde Urrutia, em Ilha Negra", disse um comunicado da entidade.

Acidente de ônibus mata 15 pessoas no sul do Chile

Tempestade de neve mata um e deixa milhares sem energia nos EUA

Publicidade

A Fundação Pablo Neruda também destacou que "confia plenamente" que as investigações serão conduzidas "com o maior respeito possível" e que irão contribuir para eliminar as dúvidas sobre "a morte do poeta".

Neruda faleceu em 23 de setembro de 1973, na clínica Santa Maria, 12 dias após um golpe de Estado contra o governo de Salvador Allende. Ele sofria de câncer de próstata e, de acordo com o boletim médico da época, essa teria sido a causa da morte.

Publicidade

O PC (Partido Comunista) do Chile, porém, pediu para a justiça exumar o corpo do poeta para esclarecer se não foram injetados calmantes ou venenos.

As especulações sobre a morte de Neruda surgiram após declarações de seu motorista pessoal, Manuel Araya, o qual garante que o poeta foi assassinado. 

Publicidade

Veja a galeria do dia

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.