Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid: uma em cada quatro pessoas não se vacinou nas Américas

Países de renda baixa e média do continente não conseguiram imunizar 54% da população sequer com a primeira dose

Internacional|

Américas enfrentam maior desigualdade de vacinação entre continentes
Américas enfrentam maior desigualdade de vacinação entre continentes Américas enfrentam maior desigualdade de vacinação entre continentes

Uma em cada quatro pessoas ainda não recebeu uma única dose da vacina contra a Covid-19 nas Américas, onde os contágios e os óbitos pela doença continuam crescendo, alertou nesta quarta-feira (2) a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Os indíces são mais baixos na América Latina e no Caribe, onde 63% dos habitantes não foram vacinados contra a Covid-19. A região se mantém como a mais desigual do mundo no acesso aos imunizantes, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, durante uma coletiva de imprensa virtual.

Embora 14 países e territórios tenham imunizado completamente 70% da sua população, outros ainda precisam proteger 40% dela, acrescentou. Nos países de renda baixa e média, "mais de 54% das pessoas ainda não receberam uma única vacina contra a Covid-19", afirmou Etienne.

Enquanto isso, as infecções e as mortes por Covid-19 estão aumentando. Na semana passada, foram registrados mais de 7 milhões de novos casos e mais de 34 mil mortes relacionadas ao vírus.

Publicidade

Os óbitos aumentaram pela quarta semana consecutiva em todas as sub-regiões, com alta de quase 33% em relação aos sete dias anteriores. No Caribe, o número de mortes mais que dobrou em Cuba, Bahamas e Antígua e Barbuda. 

Em outras ilhas, como Martinica e Guadalupe, o vírus se espalha rapidamente entre os jovens e os não vacinados e, na América do Sul, Chile e Brasil registraram recordes de casos diários.

Publicidade

A Opas pede aos países que compilem dados sobre a vacinação por idade, sexo e grupo de risco e a informem, porque constatou brechas preocupantes naqueles que já os transmitem. Nos Estados Unidos e em Anguila, território britânico ultramarino no Caribe, por exemplo, a vacinação nos idosos é menor do que nos mais jovens, apesar de estes últimos correrem menos risco de adoecer.

Leia também

Prevê-se um aumento no fornecimento de vacinas neste ano, graças às doações de Estados Unidos, Espanha, Canadá, Alemanha, França e outros países, que totalizam 26 milhões de doses.

O Fundo Rotatório da Opas, que até o momento entregou quase 100 milhões de doses, prevê obter outros 200 milhões neste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.