Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Credores da Grécia preparam "oferta final" de acordo, dizem fontes

Rejeitar o acordo poderia levar a Grécia ao default, ao controle de capital e à saída do euro

Internacional|

Tsipras poderá se ver agora diante de um dilema sobre acordo
Tsipras poderá se ver agora diante de um dilema sobre acordo Tsipras poderá se ver agora diante de um dilema sobre acordo

Os credores internacionais da Grécia preparam o texto "final" do acordo de ajuda financeira ao país que será apresentado a Atenas dizem fontes, sinalizando que os credores já estão sem paciência de negociar a questão após meses de conversas.

Segundo fontes familiarizadas com as negociações, representantes de instituições europeias e do Fundo Monetário Internacional (FMI) enviaram um rascunho das revisões econômicas que a Grécia teria que implementar à reunião de líderes europeus que aconteceu hoje em Berlim.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel o presidente da França, François Hollande, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, teriam trabalhado em uma "oferta final" ao primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras.

Grécia mantém negociações com credores sobre desbloqueio de ajuda

Publicidade

Após se recusar a aceitar medidas de austeridade dolorosas durante os meses de negociações infrutíferas, Tsipras agora poderá se ver diante de um dilema. Rejeitar o acordo poderia levar a Grécia ao default, ao controle de capital e à saída do euro. Aceitá-lo poderia dividir seu partido, o Syriza, que venceu as eleições em janeiro com a promessa de reverter a austeridade que os credores da Grécia forçaram o país a aceitar como o preço dos empréstimos de emergência desde 2010.

Os credores têm dito que não houve progresso suficiente nas negociações, que permanecem travadas em pontos como pensões, mercado de trabalho, e o tamanho do superávit primário do país nos próximos anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.