Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Depois de 2 meses, confinamento em Xangai por Covid é encerrado

Chineses foram às ruas da cidade mais populosa de seu país para comemorar o fim do longo e restrito lockdown

Internacional|

População de Xangai foi às ruas comemorar o fim do confinamento forçado
População de Xangai foi às ruas comemorar o fim do confinamento forçado População de Xangai foi às ruas comemorar o fim do confinamento forçado

Após dois meses de frustrações, desespero e perdas econômicas, o regime draconiano de confinamento contra a Covid-19 em Xangai foi encerrado à meia-noite desta quarta-feira (1º) (horário local), o que levou a comemorações, ainda que temperadas com o medo de que um novo surto da doença possa acontecer.

A maioria dos 25 milhões de moradores de Xangai agora pode sair livremente de casa, voltar ao trabalho, utilizar o sistema de transporte público e dirigir carros. Trata-se de um momento que, para muitos na maior e mais cosmopolita cidade da China, parecia que nunca iria chegar.

À meia-noite, pequenos grupos se reuniram no bairro da antiga Concessão Francesa e assobiaram, gritaram "proibição suspensa!" e brindaram com taças de champanhe.

Mais cedo, as ruas estavam animadas, com moradores fazendo piqueniques nos gramados e crianças passando com suas bicicletas pelas avenidas sem carros. Aposentados dançando, uma visão noturna comum nas cidades chinesas, apareceram pela primeira vez após meses em praças e espaços abertos ao longo do rio Huangpu.

Publicidade

A Disneylândia de Xangai, que ainda não anunciou sua data de reabertura, transmitiu um show de luzes para celebrar "a suspensão do confinamento em Xangai". Foi utilizada uma expressão chinesa que também significa "proibição", e que era evitada pelas autoridades municipais.

A experiência de Xangai se tornou um símbolo do que alguns criticam como a insustentabilidade da política chinesa de tolerância zero com a Covid-19, que busca interromper toda a cadeia de transmissão do vírus a qualquer custo, mesmo enquanto a maior parte do mundo tenta voltar ao normal apesar da continuidade das infecções.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.