Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Depois de lançar mísseis, Coreia do Norte acusa Biden de 'provocação'

Presidente dos EUA condenou novos testes balísticos em Pyongyang, que violam acordos da ONU e fez advertência

Internacional|Da AFP

Coreia do Norte acusa presidente americano de 'provocação' e 'ingerência'
Coreia do Norte acusa presidente americano de 'provocação' e 'ingerência' Coreia do Norte acusa presidente americano de 'provocação' e 'ingerência'

A Coreia do Norte acusou neste sábado (27) o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de "ingerência" e "provocação" por condenar o lançamento de mísseis que Pyongyang fez esta semana.

Um alto funcionário norte-coreano afirmou que a condenação expressa pelo presidente americano ao lançamento de mísseis por Pyongyang constituem uma "ingerência" e uma "provocação", informou a agência estatal de notícias KCNA.

"Esse tipo de declarações por parte do presidente americano são uma ingerência evidente no nosso direito à autodefesa e uma provocação", declarou Ri Pyong Chol, que supervisionou o teste, em um comunicado, citado pela agência KCNA.

A Coreia do Norte informou que o lançamento de quinta-feira, o primeiro desde que Joe Biden chegou à Casa Branca, foi um teste de um novo "projétil tático guiado" equipado com um motor de combustível sólido.

Publicidade

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, afirmou que os dois dispositivos eram mísseis balísticos, um tipo de arma que a Coreia do Norte está proibida de desenvolver de acordo com várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Após o lançamento, Biden afirmou que o teste violou as resoluções da ONU e fez uma advertência a Pyongyang.

Publicidade

"Consultamos nossos sócios e aliados, Haverá uma resposta se eles (as autoridades norte-coreanas) optarem por uma escalada. Será uma resposta proporcional", afirmou o presidente americano.

Em sua declaração, Ri disse que a Coreia do Norte expressou sua "profunda apreensão pelo fato de o líder dos Estados Unidos ter criticado os testes, realizados no exercício de nosso direito à legítima defesa, como uma violação das resoluções das Nações Unidas".

Publicidade

Além disso, o alto funcionário norte-coreano afirmou lamentar que Biden tenha mostrado sua "hostilidade profunda".

No passado, Pyongyang recorreu a testes de armas várias vezes para alimentar as tensões, na tentativa de atingir seus objetivos de longo prazo.

"Acho que o novo governo dos Estados Unidos obviamente deu um primeiro passo em falso", criticou Ri no comunicado, que a KCNA disse ter sido divulgado nesta sexta-feira.

"Se os Estados Unidos continuarem com essas declarações imprudentes sem pensar nas consequências, talvez tenham que lidar com algo que não será bom", alertou, acrescentando que a Coreia do Norte está preparada para "continuar a aumentar nossas forças armadas mais avassaladoras e capacidades militares".

Em uma nota que evita usar as palavras "mísseis" e "balístico", a KCNA afirmou na sexta-feira que os dois projéteis disparados na quinta-feira atingiram com precisão os alvos no mar depois que percorreram uma distância de 600 quilômetros.

A agência afirmou que a arma poderia transportar uma carga útil de 2,5 toneladas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.