Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia 12: o dia em que a Rússia invadiu oficialmente a Ucrânia

Bombardeios russos começaram às 5 da manhã; Leandro Stoliar e Luis Felipe Silveira dormiam no hotel quando precisaram fugir dos ataques

Internacional|Leandro Stoliar, da Record TV

Leandro Stoliar na estação de trem de Zaporizhzya, na Ucrânia; passagens somem como mágica
Leandro Stoliar na estação de trem de Zaporizhzya, na Ucrânia; passagens somem como mágica Leandro Stoliar na estação de trem de Zaporizhzya, na Ucrânia; passagens somem como mágica

Dia 24 de fevereiro de 2022. A data passa a fazer parte da história mundial como o dia em que a Rússia invadiu oficialmente a Ucrânia. Os bombardeios russos começaram às 5 da manhã. Eu e o Luis Felipe Silveira estávamos num hotel em Mariupol, cidade que fica perto de Donetsk, na fronteira com a Rússia, quando os bombardeios começaram. 

Eu havia dormido às 3h30 da madrugada depois de fazer várias reportagens e entradas ao vivo, quando funcionários do hotel nos acordaram às pressas. Eles pediam em ucraniano que nós nos retirássemos imediatamente, porque a cidade estava sendo atacada.

Jornalistas de várias partes do mundo deixaram o hotel correndo, entraram em seus carros e bateram em retirada. Na porta do hotel, nós tentávamos ligar para o nosso motorista. E nada. Enquanto isso, o som de bombas e mísseis aumentava bem perto de nós. Foi um milagre conseguir chamar o motorista e que naquele momento topasse nos tirar dali. 

Tropas russas atravessavam a fronteira com aviões e tanques, acompanhadas dos grupos separatistas pró-Russia. Militares ucranianos e russos entravam em confronto numa batalha mortal e sangrenta. Enquanto isso, nossa equipe saía com pressa da cidade. Em duas horas de estrada, carros passavam em alta velocidade e motoristas já faziam fila em postos nas cidades pelo caminho, atrás de combustível.

Publicidade

Fomos até a cidade de Zaporizhzya e encontramos a única estação de trem lotada. Todo mundo tentando comprar passagens para sair dali ou do país. Nosso tradutor tenta comprar mas as passagens somem da tela do computador como que por mágica. Não há passagem para todo mundo. O aeroporto da cidade acaba de ser bombardeado, as estradas já acumulam congestionamentos, não há carros para alugar. O trem é a única opção. Mercados fechados. Os poucos que estão abertos acumulam filas imensas.

Perto dali, o Exército russo comanda um ataque coordenado. São 6h30 da manhã e conseguimos uma passagem de trem para 21h30. É hora de passar o dia levando informações ao Brasil ao vivo da porta da estação e torcer para que nenhuma bomba caia perto de nós.

Na cobertura do conflito, Leandro Stoliar e Luis Felipe Silveira em frente à estação de Zaporizhzyia
Na cobertura do conflito, Leandro Stoliar e Luis Felipe Silveira em frente à estação de Zaporizhzyia Na cobertura do conflito, Leandro Stoliar e Luis Felipe Silveira em frente à estação de Zaporizhzyia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.