Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diretor inglês cria musical polêmico sobre o massacre de Oslo, que matou 76 pessoas em 2011

David Greig quer descobrir como a sociedade norueguesa se sentiu e levar o público à reflexão

Internacional|Do R7

Anders Behring Breivik foi condenado em agosto passado a 21 anos de prisão
Anders Behring Breivik foi condenado em agosto passado a 21 anos de prisão Anders Behring Breivik foi condenado em agosto passado a 21 anos de prisão

Um dos diretores de teatro mais aclamados da Inglaterra, David Greig, criou um musical baseado no duplo atentado cometido pelo ultradireitista Anders Breivik, em julho de 2011, quando matou 76 pessoas em Oslo, Noruega.

Segundo o jornal inglês The Guardian, a peça chamada The Events (Os Acontecimentos, em português) analisa os limites de empatia humana e tem estreia prevista para julho no teatro Traverse de Edimburgo, no Reino Unido. Antes disso, terá uma passagem rápida pelo teatro Young Vic, em Londres.

Ao lado do diretor Ramin Gray, Greig visitou os locais dos atentados — a ilha Utøeya e Oslo — três meses após o massacre de 22 de julho de 2011. 

— Eu estava mais interessado em como a sociedade norueguesa estava se sentindo. Oslo não é uma cidade enorme e praticamente todo mundo se conhece, então quase todos com quem falamos foram afetados.

Publicidade

Segundo o diretor inglês, os noruegueses "nos pediram para não escrever ou falar sobre Breivik".

— Eu não estou de todo certo se nós lhe demos uma vitória por ignorá-lo ou por tentar entendê-lo. Isso é o que eu queria questionar.

Publicidade

Admirador de Breivik é preso na República Tcheca com armas e explosivos

Breivik recebe cartas de amor na prisão

Publicidade

Após conversar com diversas pessoas que haviam perdido parentes e amigos, Greig decidiu não citar Breivik na peça e realocar o crime para sua terra natal, a Escócia.

A história do musical é centrada em uma mulher, descrita como "no centro dos acontecimentos", que precisa tentar decidir sobre sua responsabilidade no impacto de um assassinato em massa, com motivos políticos e raciais.

Ramin Gray, que convidou Greig para escrever a peça, revelou que, durante a viagem à Noruega, eles conversaram com um jornalista, que afirmou ter estudado com Breivik na escola e foi capaz de dar boas informações para eles.

Essa não é a primeira vez que o teatro aborda temas polêmicos como esse. Em Spring Awakening (O Despertar da Primavera), baseado no romance alemão de Frank Wedekind e com versão brasileira de Charles Möeller e Claudio Botelho, são tratados temas como estupro, suicídio e aborto no universo adolescente.

Autor do massacre na Noruega é condenado a 21 anos de prisão

Crimes macabros assustaram o mundo em 2012

Reação social

Em The Events, o diretor está mais interessado em como as pessoas responderam ao crime:

— A violência de Breivik foi feita para toda uma sociedade. A Noruega parece um garoto propaganda para o oeste liberal. Ela representa o ideal social-democrata escandinavo e o ataque parecia estar destinado a isso.

Além disso, Greig dise ao Guardian que os assassinatos da Noruega são semelhantes aos ataques de 11 de setembro de 2011, em Nova York.

— Os americanos responderam de uma maneira e os noruegueses responderam com a democracia. Eu queria olhar para tentar compreender um crime dessa natureza.

O autor espera que o espetáculo garanta ao público uma experiência próxima ao oposto de uma tragédia grega, que segue um personagem com sede de vingança. Ao invés disso, a protagonista busca entendimento. O autor quer, justamente, questionar esse impulso. A intenção é que o público se questione qual a diferença entre um assassino em massa, como Osama Bin Laden, e um solitário, como Breivik.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.