Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

El Salvador: presidente é investigado por negociar com gangues

Nayib Bukele estaria negociando com uma organização criminosa, conhecida como Mara Salvatrucha, para melhorar os índices da segurança pública

Internacional|

Nayib Bukele estaria em negociação com gangues para reduzir homicídios
Nayib Bukele estaria em negociação com gangues para reduzir homicídios Nayib Bukele estaria em negociação com gangues para reduzir homicídios

O procurador-geral de El Salvador disse na sexta-feira (4) que planeja investigar as alegações de que o governo do presidente Nayib Bukele está negociando com membros de uma famosa gangue, conhecida como Mara Salvatrucha (MS-13).

Quando o número de homicídios no país pobre da América Central começou a cair, o International Crisis Group, com sede em Bruxelas, sugeriu que poderia ser devido a “entendimentos silenciosos e informais entre as gangues e o governo”.

Leia mais: Presidente de El Salvador usa pandemia para escalada autoritária

“Claro que vamos investigar”, disse o promotor Raul Melara à televisão depois que o jornal El Faro publicou documentos da prisão que supostamente mostravam relações do governo com uma gangue. “Ninguém deve tirar proveito das instituições para negociar com terroristas.”

Publicidade

A presidência não respondeu a um pedido de comentário, mas Bukele no Twitter qualificou o artigo de El Faro de “farsa”.

O diretor das prisões, Osiris Luna, chamou as alegações de falsas e as chamou de "manobras políticas". El Faro, citando os documentos, informou que Luna estava envolvido nas negociações.

Publicidade

Documentos oficiais da prisão que não foram divulgados anteriormente detalham como o governo de Bukele tem negociado com os líderes da poderosa gangue Mara Salvatrucha (MS-13), disse o jornal.

Apoio eleitoral

A gangue reduziria a violência em troca de melhores condições nas prisões, disse El Faro. Os dois lados também discutiram o apoio do MS-13 ao governo nas eleições legislativas do próximo ano, disse o jornal.

Publicidade

As taxas de homicídios caíram significativamente sob o governo de Bukele, que assumiu o poder em junho de 2019. Os homicídios caíram 56% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.

Bukele atribuiu a queda ao aumento da presença policial e militar nas ruas e ao reforço da segurança nas prisões controladas por gangues.

Vários funcionários atuais e ex-funcionários de partidos de todo o espectro foram investigados e processados ​​por alegações semelhantes de acordos anteriores com gangues em troca de benefícios e apoio eleitoral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.