Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em Kiev, Merkel reitera apoio à integridade territorial da Ucrânia

Poroshenko disse que a paz não pode ser alcançada "à custa da integridade territorial da Ucrânia"

Internacional|

Angela Merkel afirmou que "é tão necessário observar o princípio de integridade territorial"
Angela Merkel afirmou que "é tão necessário observar o princípio de integridade territorial" Angela Merkel afirmou que "é tão necessário observar o princípio de integridade territorial"

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reiterou neste sábado (23) seu total apoio à integridade territorial da Ucrânia e à busca de um fim pacífico para o conflito armado no leste do país. "O que ocorreu (a anexação da Crimeia pela Rússia) é uma violação da integridade territorial. Se a reconhecermos, isso afetará toda a Europa, alterará a coexistência pacífica na Europa", disse Merkel, em entrevista coletiva ao lado do presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

Por isso, "é tão necessário observar o princípio de integridade territorial", acrescentou a chanceler, que ressaltou que agora, "para começar, é preciso conservar Lugansk e Donetsk", palcos de combates entre as forças ucranianas e as milícias separatistas pró-Rússia.

Merkel declarou que a "Ucrânia não só deve se defender quando é atacada, mas também são necessárias negociações", e destacou que o presidente ucraniano segue este caminho. "Chegou a hora de falar de paz. Nos últimos dois meses, mudou o mas importante: a população de Donbass (região onde ficam Donetsk e Lugansk) já não apoia os mercenários que nos trouxeram a guerra", disse por sua vez Poroshenko.

Veja mais notícias internacionais

Publicidade

No entanto, ele enfatizou que a paz não pode ser alcançada "à custa da integridade territorial da Ucrânia". "O obstáculo são os mercenários estrangeiros. Se forem retirados de nosso território, a paz será restabelecida imediatamente", ressaltou Poroshenko.

Merkel expressou sua esperança de que as conversas que vão acontecer na próxima terça-feira em Minsk entre os líderes da União Aduaneira (Rússia, Belarus e Cazaquistão), Ucrânia e a União Europeia ajudem a resolver a crise nas regiões orientais ucranianas.

Publicidade

Poroshenko agradeceu a Merkel a decisão da Alemanha de dar tratamento médico a 20 militares ucranianos gravemente feridos, assim como de promover a criação de um fundo especial, que será anunciado em conferência de doadores da UE em setembro, para destinar 500 milhões de euros à reconstrução de Donbass.

"Todos lembramos o plano Marshall para a Europa de pós-guerra. Hoje posso dizer que este é o começo do plano Merkel para a reconstrução das infraestruturas de Donbass", disse o presidente ucraniano. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.