Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em resposta a Trump, presidente da França diz que UE não precisa de conselhos de fora

Internacional|

PARIS (Reuters) - O presidente francês, François Hollande, respondeu nesta segunda-feira as críticas feitas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, à União Europeia afirmando que o bloco não precisa que pessoas de fora digam o que deve ser feito.

"A Europa estará pronta para buscar a cooperação transatlântica, mas ela se baseará em seus interesses e valores", disse Hollande antes de entregar a maior honraria concedida pelo governo francês à embaixadora dos EUA. Jane Hartley, que está deixando o cargo. "(A UE) não precisa de conselhos de fora para lhe dizer o que fazer."

Em entrevista ao jornal britânico Times cinco dias antes de tomar posse, Trump descreveu a si mesmo como um grande fã do Reino Unido e apoiou a votação britânica no ano passado para que o país deixe a UE, prevendo que mais países seguirão esse exemplo.

Trump também disse que a aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está obsoleta porque não se defendeu adequadamente de ataques terroristas.

Publicidade

Hollande, que em quatro meses será substituído por um novo líder na França, disse que o atual clima geopolítico significa que a Europa não tem outra escolha se não fortalecer sua integração militar e na área de defesa para garantir que sua voz seja ouvida ao redor do mundo.

"Essa aliança (Otan) foi concebida para fortalecer a capacidade de seus membros para se protegerem coletivamente", disse Hollande. "Ela só será obsoleta quando as ameaças se tornarem obsoletas."

Publicidade

Mais cedo, a chanceler alemã, Angela Merkel, já havia rebatido os comentários de Trump. "Penso que nós, europeus, temos nosso destino em nossas próprias mãos", disse Merkel durante entrevista coletiva com o primeiro-ministro da Nova Zelândia.

(Reportagem de Elizabeth Pineau)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.