Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em visita à Somália, Kerry fala em reatar laços diplomáticos

Internacional|

MOGADÍSCIO (Reuters) - Os Estados Unidos vão iniciar o processo de reinstalação de uma missão diplomática na Somália após um intervalo de 20 anos, disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, nesta terça-feira, quando se tornou o primeiro ocupante do posto a visitar a nação da região conhecida como Chifre da África.

Nações ocidentais vêm enviando auxílio à Somália para a reconstrução e impedir que o país volte a cair nas mãos do Al Shabaab, grupo militante filiado à Al-Qaeda.

A Amisom, missão da União Africana na Somália, expulsou o Al Shabaab de seus bastiões com apoio de ataques de drones (aeronaves não-tripuladas) dos EUA, mas a facção utiliza territórios dentro do país ainda sob seu controle para lançar ataques no local, no Quênia e em outros países vizinhos.

“Em reconhecimento ao progresso obtido e à promessa feita, os Estados Unidos irão iniciar o processo de estabelecimento das instalações para uma missão diplomática em Mogadíscio (capital da Somália)”, disse Kerry em um comunicado.

Publicidade

Durante uma visita de três horas dentro do perímetro do aeroporto da cidade, cercado por paredes de sacos de areia de mais de três metros de altura, Kerry se encontrou com o presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, com o primeiro-ministro e com líderes provinciais.

(Por Abdi Sheikh)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.