Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Epidemia de cólera atinge 3 mil refugiados do Burundi na Tanzânia, diz ONU

Internacional|

GENEBRA/BUJUMBURA (Reuters) - Cerca de 3 mil pessoas que fugiram do caos político no Burundi foram infectadas durante uma epidemia de cólera na vizinha Tanzânia, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, despertando temor de uma crise humanitária crescente na região africana dos Grandes Lagos.

Até 400 novos casos da doença mortal têm surgido a cada dia, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), sobretudo na península de Kagunga, na Tanzânia, onde dezenas de milhares de burundineses se refugiaram, muitas vezes em péssimas condições.

A decisão tomada no mês passado pelo presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, de concorrer a um terceiro mandato desencadeou protestos e um golpe de Estado fracassado e levou muitos da minoria tutsi a se refugiar na Tanzânia, em Ruanda, Uganda e na República Democrática do Congo.

Opositores acusaram Nkurunziza de romper o limite de dois mandatos previsto na constituição e um acordo que pôs fim à guerra civil de contornos étnicos em 2005. Líderes regionais e doadores ocidentais, temendo que os tumultos possam ressuscitar as divisões étnicas, vêm tentando ansiosamente encerrar o impasse.

Publicidade

Uma autoridade de saúde da Tanzânia disse à Reuters na quarta-feira que pelo menos 33 pessoas morreram de cólera em seu país perto do lago Tanganyika.

(Por Stephanie Nebehay e Goran Tomasevic)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.