Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha é um dos centros financeiros do islamismo radical, diz jornal

Os repasses feitos pelos chamados agentes hawala mantêm a guerra santa na Síria e no Iraque  

Internacional|Do R7

Relatórios realizados pela área de inteligência do governo da Espanha apontam que o país é um dos centros financeiros do islamismo radical.

Segundo reportagem do jornal El País, cerca de 250 pontos de comércio espanhol, entre açougues e estabelecimentos de alimentação, fazem funcionar um sistema de transferência informal de dinheiro para 150 mil muçulmanos.

Sírios, tunisianos, argelinos e, especialmente, paquistanês são as nacionalidades de muçulmanos que costumam receber o dinheiro na base da confiança dos comerciantes. Estes, ao adquirirem a função de financiadores, são chamados de agendes hawala.

Atualmente, a rede “Segredo Hawala” na Espanha é composta por cerca de 300 agentes, em sua maioria paquistanesa, com escritórios clandestinos em Barcelona, Tarragona, Lleida, Bilbao, Santander, Valencia, Madrid, Logroño, León, Jaén e Almería. Os hawala também atuam em outras cidades onde a comunidade paquistanesa está enraizada.

Publicidade

Outras fontes

Segundo o El País, os sírios que acampam no norte da Espanha também alimentam o islamismo radical por meio de repasse do euro que recebem na Europa.

Publicidade

"Alguns estão ajudando suas famílias e enviar-lhes dinheiro. O EI [Estado Islâmico] é agora também uma empresa que paga e emprega”, diz um funcionário da Comissão Geral de informações policiais.

Ainda segundo a publicação, o financiamento total mantém a jihad (guerra santa) na Síria e no Iraque.

Publicidade

Origem

A dinâmica de repasse informal de dinheiro no formado hawala foi inventada pelos chineses, que intitularam o procedimento de “fei Qian” (dinheiro voando). Esse é um sistema de transferência de fundos que funciona internacionalmente fora do sistema bancário legal, e que foi copiado pelos comerciantes árabes para impedir o roubo de mercadorias.

Atualmente, a cadeia é enorme e vai de Madrid para Cabul, Karachi para Paris ou Lleida para Nova Déli.

Irmão do jornalista japonês executado pelo Estado Islâmico esperava sua libertação

Mãe de refém japonês implora pela vida de seu filho

Em quase todos os cantos do planeta há um agente hawala. Com um telefone e endereço, ele pode comandar seus correspondentes, que fazem pagamentos em troca de uma comissão.

Um jovem andando em uma bicicleta ou em uma moto são usados para entregar o dinheiro do dia em diferentes lugares.

Bloqueio

Em outubro de 2004, um telegrama secreto encaminhado a Washington pela Embaixada dos Estados Unidos na Espanha informou que o país europeu foi um importante centro financeiro das guerras santas no Iraque e no Afeganistão.

Na época, Alberto Moreno , então vice-diretor do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Médio Oriente, fez comentário.

— Com a melhor boa vontade do mundo, não há mecanismo na Espanha para bloquear os insurgentes de financiamento no Iraque, a menos que se possa demonstrar que os insurgentes também apoiam os terroristas.

Outro telegrama secreto datado em 2005 apontou Dubai, nos Emirados Árabes, como centro financeiro das organizações hawala que operam na Espanha.

Japão vê como "muito provável" que vídeo da decapitação seja autêntico

Primeiro ministro do Japão diz que seu país "nunca vai se dobrar perante os terroristas"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.