Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha: Ex-tesoureiro do PP é condenado a 33 anos por corrupção

Luis Bárcenas, do partido governista espanhola Partido Popular (PP) foi condenado e pagará multa de equivalente a mais de R$188 milhões de reais

Internacional|

Luis Bárcenas foi condenado a 33 anos de prisão
Luis Bárcenas foi condenado a 33 anos de prisão Luis Bárcenas foi condenado a 33 anos de prisão

O ex-tesoureiro da legenda governista espanhola Partido Popular (PP) Luis Bárcenas foi condenado a 33 anos de prisão e a pagar multa de 44 milhões de euros, nesta quinta-feira, por sua participação em um caso de corrupção pelo qual dezenas de integrantes de alto escalão do partido foram presos.

O caso, relacionado ao uso de um fundo secreto pelos conservadores na década de 1990 e início dos anos 2000 para financiar campanhas ilegalmente, tem afetado o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que nega ter cometido qualquer irregularidade desde que assumiu o poder em 2011.

Leia também

Rajoy se tornou o primeiro premiê em exercício da Espanha a fornecer provas em um julgamento quando foi convocado como testemunha no caso em julho do ano passado, desencadeando pedidos por sua renúncia.

Dos 37 acusados, 29 foram condenados por infrações incluindo falsificação de contas, tráfico de influência e crimes fiscais e foram condenados a um total de 351 anos de prisão, de acordo com decisão judicial.

Bárcenas foi condenado por lavagem de dinheiro, enriquecimento pessoal e diversos crimes fiscais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.