Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha prepara envio de ajuda humanitária à Ucrânia

País planeja também enviar material defensivo 'para a proteção de civis', mas ministro não divulgou mais detalhes

Internacional|

Iniciativas da sociedade espanhola surgem para ajudar a população ucraniana
Iniciativas da sociedade espanhola surgem para ajudar a população ucraniana Iniciativas da sociedade espanhola surgem para ajudar a população ucraniana

O governo da Espanha está preparando ajuda humanitária para enviar à Ucrânia, enquanto surgem iniciativas da sociedade espanhola para ajudar a população civil ucraniana, que sofre com as consequências da invasão.

O ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, deslocou-se neste sábado (26) à Base Aérea de Torrejón de Ardoz, perto de Madri, para receber 20 toneladas de medicamentos e material médico para um primeiro carregamento de ajuda humanitária à Ucrânia.

Essa ajuda, no valor de mais de 150 mil euros, será enviada nos próximos dias, por via terrestre, à Polônia, e dali à Ucrânia.

A Espanha planeja também enviar à Ucrânia material defensivo "para a proteção de civis", embora Albares não tenha dado detalhes sobre a medida, pois o envio depende do Ministério da Defesa espanhol.

Publicidade

Além do apoio do governo, há, por parte da sociedade espanhola, iniciativas como a da Fundação Juntos pela Vida e do consulado ucraniano em Valência, que estão organizando a evacuação de cerca de 560 crianças e alguns adultos da Ucrânia para essa cidade espanhola, através da Polônia.

A ONG World Central Kitchen, do renomado chef espanhol José Andrés, viajou até a fronteira entre a Ucrânia e a Polônia para alimentar os ucranianos que estão deixando seu país.

Publicidade

Cerca de 150 ucranianos passaram os últimos dois dias em abrigos gratuitos fornecidos pelos governos regionais da Catalunha (nordeste), Comunidade Valenciana (leste) e Ilhas Baleares (Mediterrâneo), diante da impossibilidade de retornar ao seu país.

Por sua parte, a Câmara Municipal de Madri entrou em contato com várias embaixadas, a Agência da ONU para Refugiados e a Cruz Vermelha para disponibilizar 250 mil euros para os refugiados ucranianos.

Os gestos de solidariedade são intercalados com as manifestações de protesto, que continuaram neste sábado em várias cidades espanholas, como Barcelona, onde cerca de 900 pessoas, em sua maioria russos e ucranianos, manifestaram seu repúdio à guerra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.