Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha: PSOE vence, ultradireita cresce e cenário segue aberto

Partido do atual primeiro-ministro conseguiu 120 cadeiras no Parlamento, número insuficiente para formar novo governo sem uma coalizão

Internacional|Da EFE

Pedro Sánchez, líder do PSOE, comemora resultados da eleição na Espanha
Pedro Sánchez, líder do PSOE, comemora resultados da eleição na Espanha Pedro Sánchez, líder do PSOE, comemora resultados da eleição na Espanha

O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), do atual primeiro-ministro Pedro Sánchez, venceu as eleições gerais na Espanha realizadas neste domingo (10), embora sem conseguir a maioria parlamentar para formar sozinho o novo governo, e a legenda ultradireitista Vox tornou-se a terceira maior bancada no Congresso dos Deputados.

Considerando 99,99% dos votos apurados, o PSOE conseguiu 120 deputados dos 350 que integram o Congresso (28% dos votos). O conservador Partido Popular (PP) apareceu em segundo, com 88 (20,82%), seguido pelo Vox, com 52 (15,09%).

A coalizão esquerdista Unidas Podemos (UP) ficou em quarto, com 35 cadeiras (12,84%), e o liberal Ciudadanos (C's) ocupou o quinto lugar em número de votos (6,79%) e conquistou 10 assentos.

Entre os partidos independentistas, os da Catalunha conseguiram o maior número de deputados, com 23, somados, um a mais do que no último pleito, ocorrido em abril.

Publicidade

Segunda eleição em 2019

A eleição deste domingo foi, além de a segunda em 2019, a quarta em quatro anos, um período de instabilidade política marcado pelo fim do bipartidarismo de PP e PSOE que dominou a política espanhola durante quatro décadas.

Publicidade

Hoje, o panorama é de ausência de pactos para formar governos estáveis — o PSOE está no poder de forma interina, já que não tem maioria parlamentar e também não formou uma coalizão de governo.

A participação popular nas urnas desta vez foi de 69,88% dos espanhóis aptos a votar, contra 71,76% dos que exerceram o direito ao voto em abril.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.