Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha volta às urnas para escolher Parlamento

Falta de coalizão governista obrigou rei a convocar novas eleções

Internacional|Agência Brasil

Eleições legislativas na Espanha
Eleições legislativas na Espanha Eleições legislativas na Espanha

Mais de 36,5 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (26) na Espanha para escolher 350 representantes do Congresso dos Deputados e 208 do Senado.

O rei da Espanha, Felipe 6º, dissolveu o Parlamento do país em maio e convocou novas eleições para o Legislativo, realizadas neste domingo (26).

A medida foi necessária porque os principais partidos eleitos em dezembro do ano passado não conseguiram formar um governo de coalizão. Pela primeira vez, desde a redemocratização da Espanha, em 1975, os eleitores terão que voltar às urnas para recompor o Parlamento, base do sistema parlamentarista.

Partidos da Espanha mostram visões conflitantes para pacto pós-eleição

Publicidade

É preciso que um partido obtenha maioria absoluta ou que dois ou mais partidos formem uma coalizão que atinja essa maioria. A partir daí, é escolhido o primeiro-ministro, que exerce o Poder Executivo junto com o gabinete de governo.

As últimas pesquisas indicam que o PP (Partido Popular, de direita), do atual chefe de governo, Mariano Rajoy, deverá ser o mais votado, conquistando 30% dos votos. Nas última eleições, em dezembro, conseguiram 28,7% dos votos, segundo a Agência Lusa.

Publicidade

A grande surpresa deverá ser o Unidos Podemos (uma aliança de radicais de esquerda, comunistas, ecologistas e partidos regionais). Segundo as pesquisas, o grupo pode receber 26% dos votos e ultrapassar o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que nos últimos 35 anos alternou à frente do governo espanhol com o PP, conforme a Lusa

O PSOE poderá ser o fiel da balança, com 21% dos votos, quando em dezembro obteve 22%, e a ter de tomar a difícil decisão de se coligar à esquerda ou à direita, o que lhe poderá tirar ainda mais votos no futuro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.