Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado Islâmico mata 22 pessoas no Iêmen em ataques contra governo, tropas do Golfo Árabe e mesquita

Internacional|

ÁDEN, Iêmen (Reuters) - Homens-bomba do Estado Islâmico mataram 22 pessoas em ataques contra o governo e seus aliados de uma coalizão de países do Golfo Árabe na cidade portuária de Áden e contra uma mesquita controlada pelo grupo Houthi na capital Sanaa, nesta terça-feira, disseram o grupo jihadista e a mídia estatal iemenita.

Foi o primeiro ataque direto do Estado Islâmico contra o governo do Iêmen e a coalizão liderada pela Arábia Saudita que intervém na guerra civil do país desde março, lutando conta forças houthis apoiadas pelo Irã que assumiram o controle de grandes áreas do país.

O Estado Islâmico coordenou quatro ataques a bomba que mataram 11 iemenitas e quatro soldados dos Emirados Árabes Unidos em Áden, disseram autoridades iemenitas e a agência de notícias estatal UAE.

Em Sanaa, sete pessoas morreram em um ataque contra a mesquita Al Nour, no bairro de Al Nahda, na capital controlada pelos houthis, segundo a agência de notícias mantida pelos próprios houthis.

Publicidade

Ao assumir responsabilidade pelos ataques a bomba em Sanaa, o Estado Islâmico disse em um comunicado que dezenas de houthis que se preparavam para ir ao campo de batalha foram mortos ou feridos.

Os militantes sunitas do Estado Islâmico são inimigos tanto do governo iemenita apoiado pelos EUA como de aliados da coalizão árabe, além de lutarem contra os muçulmanos xiitas dos houthis no complexo conflito no Iêmen.

(Por Mohammed Mukhashaf)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.