Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estados Unidos convocam embaixador russo após incidente entre drone e caças no mar Negro

Episódio pode escalonar as tensões entre os governos de Washington e Moscou agravadas pela guerra na Ucrânia

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Drone MQ-9 Reaper (à esq.) foi derrubado após contato com caça SU-27 Flanker (à dir.)
Drone MQ-9 Reaper (à esq.) foi derrubado após contato com caça SU-27 Flanker (à dir.) Drone MQ-9 Reaper (à esq.) foi derrubado após contato com caça SU-27 Flanker (à dir.)

Os Estados Unidos convocaram nesta terça-feira (14) o embaixador russo depois que um avião de guerra russo colidiu com um drone americano sobre o mar Negro, informou o Departamento de Estado.

"Vamos convocar o embaixador russo no Departamento de Estado" em protesto contra este incidente, disse o porta-voz da pasta, Ned Price, a repórteres.

O drone americano MQ-9 Reaper realizava um exercício em águas internacionais quando dois jatos russos SU-27 Flanker teriam sobrevoado internacionalmente na frente do veículo, de acordo com informações da CNN.

Em seguida, as aeronaves da Rússia despejaram combustível na rota do drone não tripulado e danificaram a hélice traseira do equipamento. O estrago ao veículo fez com que as Forças Armadas dos Estados Unidos decidissem derrubá-lo no mar Negro.

Publicidade

"Várias vezes antes da colisão, os SU-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional. Este incidente demonstra falta de competência, além de ser inseguro e pouco profissional", disse o general americano James B. Hecker.

Tanto Vladimir Putin quanto Joe Biden ainda não se pronunciaram sobre o incidente, que escalona ainda mais as tensões entre os dois países que possuem as maiores e mais poderosas Forças Armadas do mundo.

Kim Jong-un ameaça mundo com mísseis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.