Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estatal de telecomunicações da Ucrânia é alvo de ataque hacker

Ciberataque teria afetado a conexão de internet em todo o território ucraniano; incidente similar foi registrado em fevereiro

Internacional|

Conexão de internet teria sido afetada em toda a Ucrânia
Conexão de internet teria sido afetada em toda a Ucrânia Conexão de internet teria sido afetada em toda a Ucrânia

A empresa estatal de telecomunicações da Ucrânia Ukrtelecom teve interrompido seu serviço de internet nesta segunda-feira (28) após um "poderoso" ataque cibernético, segundo funcionários do governo ucraniano e representantes da empresa.

O incidente é o mais recente ataque de hackers contra serviços de internet ucranianos desde que as forças militares russas invadiram o país, em 24 de fevereiro.

"Hoje, o inimigo lançou um poderoso ataque cibernético contra a infraestrutura de TI da Ukrtelecom", disse Yurii Shchyhol, presidente do Serviço Estatal de Comunicação Especial e Proteção de Informações da Ucrânia. "O ataque foi repelido. E agora a Ukrtelecom tem a capacidade de começar a restaurar seus serviços aos clientes."

A NetBlocks, que monitora interrupções do serviço de internet, afirmou ter notado um "colapso de conectividade" com "interrupção contínua e intensificada em escala nacional".

Publicidade

Um incidente similar ocorreu no início deste mês com a Triolan, empresa de telecomunicações ucraniana menor, segundo a Forbes. Essa empresa sofreu um ataque que redefiniu sistemas internos, resultando na perda de acesso de alguns assinantes.

A Ukrtelecom havia dito mais cedo que havia "dificuldades temporárias com a instalação de novas sessões de internet para os clientes".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.