Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA apoiam proposta de diálogo do líder da oposição síria

Internacional|

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, deveria aproveitar o apelo por um diálogo por parte da oposição para pôr fim ao conflito no país, indicou o governo dos Estados Unidos nesta segunda-feira.

O líder da oposição síria, Ahmed Moaz al-Khatib, anunciou na semana passada que estava preparado para iniciar negociações com o regime de Damasco, sujeitas a algumas condições que incluem a libertação de 160.000 pessoas detidas.

"Se o regime (de Bashar al-Assad) tem algum interesse pela paz, deveria sentar e dialogar agora com a Coalizão Nacional Síria, e apoiaremos fortemente Khatib nesse apelo", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Nesta segunda, Khatib reiterou o seu pedido, instando Assad a reagir positivamente e a designar o vice-presidente sírio, Faruq al-Shareh, para ajudar nas negociações com o objetivo de solucionar um conflito de 22 meses de duração que custou dezenas de milhares de vidas.

Publicidade

Nuland, no entanto, reiterou que a posição dos Estados Unidos permanece inalterada no que se refere à necessidade de atribuir responsabilidades àqueles que cometeram atrocidades em ambos os lados.

"Temos dito há muito tempo que aqueles com sangue nas mãos na Síria devem ser responsabilizados, e depende do povo sírio determinar como devem ser responsabilizados", acrescentou.

Publicidade

Assad anunciou no mês passado que estava preparado para realizar negociações com a oposição, mas descartou encontros com grupos, como por exemplo a coalizão liderada por Khatib, que apoia os rebeldes armados que tentam derrubar o regime.

jkb/nss/dm

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.