Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA assumirão controle do tráfego aéreo do aeroporto de Cabul

Medida foi tomada para garantir a retirada de estrangeiros do Afeganistão após a ofensiva do Talibã pelo país

Internacional|

EUA vão controlar o tráfego aéreo em Cabul, no Afeganistão
EUA vão controlar o tráfego aéreo em Cabul, no Afeganistão EUA vão controlar o tráfego aéreo em Cabul, no Afeganistão

Os Estados Unidos garantiram neste domingo (15) que, nas próximas horas, assumirá o controle do tráfego aéreo no aeroporto de Cabul, para permitir os trabalhos de evacuação de americanos e aliados.

Em um comunicado conjunto, o Pentágono e o Departamento de Estado indicaram que estão tomando uma série de medidas para garantir a segurança do Aeroporto Internacional da capital do Afeganistão, para permitir a saída segura de aviões civis e militares.

"Ao longo das próximas das próximas 48 horas, teremos expandido nossa presença de segurança a quase 6 mil homens, com uma missão centrada unicamente em facilitar nossos esforços, e tomaremos as rédeas do controle aéreo", diz a nota.

"Amanhã e nos próximos dias, levaremos para fora do país milhares de cidadãos americanos que residem no Afeganistão, assim como pessoal contratado a nível local para a missão americana em Cabul e suas famílias", informa o comunicado.

Publicidade

Na embaixada dos EUA no país asiático, cuja sede foi transferida hoje para o aeroporto de Cabul, após a tomada da capital pelos talibãs, trabalham cerca de 4 mil funcionários, entre eles, 1,4 mil cidadãos americanos, segundo a emissora de televisão "ABC News".

Até o momento, de acordo com a rede de TV dos EUA, cerca de 500 dos cidadãos do país que exercem função na representação diplomática já foram retirados do Afeganistão.

Publicidade

Leia também

O Departamento de Estado e o Pentágono prometeram, além disso, retirar do país "outros cidadãos afegãos, particularmente vulneráveis", além de acelerar a evacuação de outros que cumprem os requisitos para receber o visto especial de imigrante nos EUA.

O governo americano prometeu semanas atrás que, antes do fim de agosto, encerraria a retirada militar do Afeganistão e que ajudaria a retirar até 70 mil cidadãos oriundos do país asiático, entre intérpretes e outros funcionários que ajudaram as tropas dos Estados Unidos, além de seus familiares.

Publicidade

Na nota, o Departamento de Estado lembrou que cerca de 2 mil já chegaram ao território americano nas últimas duas semanas.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou neste domingo à emissora "CNN" que Washington também ajudaria a evacuar outros afegãos que não se qualificaram para obter vistos especiais, mas que apoiaram americanos e podem ser ameaçados pelos talibãs.

Mais cedo, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, fugiu do país, o que resultou na tomada de Cabul pelos insurgentes e acelerou a retirada das delegações diplomáticas estrangeiras que já estava em curso.

" gallery_id="61196020ca9084c320001ace" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/eua-assumirao-controle-do-trafego-aereo-do-aeroporto-de-cabul-27062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.