Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA avaliam se o uso russo de base iraniana violou resolução da ONU

Internacional|

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estão avaliando se a Rússia violou uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre relações militares com Teerã ao usar uma base aérea iraniana para realizar ataques na Síria, disse Departamento de Estado norte-americano nesta quarta-feira.

Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado, declarou que os advogados do governo dos EUA ainda não haviam decidido se consideravam o uso russo de uma base iraniana uma violação da resolução 231 do Conselho de Segurança, que foi aprovada como parte do acordo nuclear relacionado ao Irã.

A resolução lida com algumas interações militares entre o Irã e outros países, incluindo o suprimento, venda e transferência de tecnologias militares ou a provisão de treinamento ou assistência financeira ligada à aquisição de novas tecnologias.

"Da forma como eu vejo, não é apenas fornecer aos iranianos certas armas ou certo armamento ofensivo. É mais complexo do que isso”, afirmou Toner à imprensa. “Nossos advogados estão examinando. Não fizemos ainda uma avaliação”, acrescentou.

Publicidade

Moscou usou o Irã pela primeira vez como base para realizar ataques aéreos na Síria na terça-feira, aprofundando o seu envolvimento no conflito civil de cinco anos na Síria e irritando os EUA. Autoridades russas nesta quarta-feira rejeitaram as críticas norte-americanas sobre o uso da base.

(Reportagem de David Alexander)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.