Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA buscam novas iniciativas para inclusão social na América Latina

Internacional|

Os Estados Unidos querem estimular iniciativas que promovam a inclusão social na América Latina, para que os benefícios do crescimento econômico cheguem às populações excluídas, disse nesta segunda-feira à AFP a encarregada da diplomacia para a região, Roberta Jacobson.

A "forte" expansão econômica da América Latina permitiu que parte da população passasse da pobreza para a classe média, mas agora o objetivo é levar "este crescimento às populações rurais, indígenas, afrolatinas, que simplesmente não participaram até agora", disse Jacobson.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton anunciou pouco antes de deixar o cargo, na sexta passada, que estava trabalhando em novas iniciativas para a América Latina para o segundo mandato de Obama, que teve início em 20 de janeiro.

Uma dessas iniciativas teria como foco as populações vulneráveis, disse a subsecretária de Estado para a América Latina, depois de ter participado de um evento em que 25 organizações da região receberam no total 1,5 milhão de dólares para promover a inclusão econômica das mulheres.

Publicidade

Outro projeto é levar a novos países uma iniciativa que os Estados Unidos mantêm ao lado de Brasil e Colômbia para enfrentar a discriminação contra os afrolatinos, disse Jacobson.

"Como podemos vincular a nossa população indígena nos Estados Unidos à população indígena nas Américas do Sul e Central, isso seria muito interessante" também, destacou.

Publicidade

Jacobson previu que esses planos serão mantidos com o novo secretário de Estado, John Kerry.

"Não acho que vá mudar radicalmente" o enfoque, disse Jacobson. "Talvez ele dê uma ênfase um pouco distinta" a alguns temas, como as mudanças climáticas, uma de suas prioridades, ressaltou ela.

Publicidade

Para essas iniciativas o governo dos Estados Unidos buscará associações com o setor privado para conseguir recursos, disse Jacobson, como no caso do projeto para promover a inclusão econômica das mulheres.

Dentro desse programa, lançado na Cúpula das Américas da Colômbia, em abril de 2012, pequenas e médias empresárias recebem treinamento, recursos e acesso a mercados.

"Dar poder às mulheres é parte de uma estratégia ampla para trabalhar com nossos sócios para promover a estabilidade democrática, melhorar a segurança cidadã e apoiar o crescimento econômico na América Latina", acrescentou Jacobson.

du/dm

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.