Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA e OTAN acusam Rússia de violar acordo nuclear com novo míssil

Embaixadora dos EUA na OTAN disse que seu país está disposto a considerar uma solução 'militar' para destruir mísseis desenvolvidos pelos russos

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Kay Hutchinson acusou Rússia de violar tratado de 1987
Kay Hutchinson acusou Rússia de violar tratado de 1987 Kay Hutchinson acusou Rússia de violar tratado de 1987

A representante dos EUA na OTAN, embaixadora Kay Bailey Hutchinson, acusou a Rússia de desenvolver em segredo um sistema de mísseis balísticos de médio alcance e disse que seu país pode optar por destruir os equipamentos russos antes que eles se tornem operacionais.

A diplomata fez o anúncio nesta terça-feira (2) durante uma conferência da OTAN em Bruxelas. Segundo ela, o sistema permite lançamentos a partir do solo e viola um acordo nuclear de 1987, assinado pelos EUA e a União Soviética durante a Guerra Fria.

"Eles estão construindo um míssil balístico de médio alcance, violando o acordo INF. É um fato que nós já provamos. Há anos estamos tentando avisar a Rússia que sabemos que eles estão fazendo isso. Mostramos as provas", afirmou a embaixadora, de acordo com a rede de TV CNN.

Leia também

Acordo da Guerra Fria

Continua após a publicidade

O acordo, assinado em 1987 pelo então presidente dos EUA, Ronald Reagan, e o líder soviético Mikhail Gorbachev, previa a eliminação completa de mísseis balístico (capazes de carregar uma ogiva nuclear) com alcance entre 500 e 5.500km.

Com esse alcance, a Rússia poderia lançar um ataque nuclear surpresa contra praticamente todos os países da Europa e também atingir os EUA no Alasca.

Continua após a publicidade

Hutchinson disse também que o ideal é uma solução diplomática para o impasse, mas que seu país estaria disposto a considerar um ataque militar para impedir o desenvolvimento desse míssíl.

Impasse diplomático

Continua após a publicidade

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou o discurso de Hutchinson de "agressivo e destrutivo", mas não falou sobre o mérito das acusações.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a organização está "preocupada com a falta de respeito da Rússia para com seus compromissos internacionais. Eles não nos deram uma resposta plausível sobre esse novo míssil. Todos os aliados concordam que a hipótese mais provável é que o tratado esteja sendo violado".

No mês passado, a Rússia já havia deixado o mundo em alerta, ao realizar um mega exercício militar em conjunto com a China e a Mongólia. Foram os maiores "jogos de guerra" que o país realizou desde o fim da Guerra Fria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.