Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA impõem sanção a membros de rede vinculada à Al Qaeda no Brasil

Três estrangeiros residentes no país são acusados de dar suporte internacional à rede de terrorismo

Internacional|

Antony Blinken disse que atividades da rede mostram que a Al Qaeda segue ativa
Antony Blinken disse que atividades da rede mostram que a Al Qaeda segue ativa Antony Blinken disse que atividades da rede mostram que a Al Qaeda segue ativa

Os Estados Unidos impuseram sanções econômicas a três indivíduos identificados como integrantes de uma rede situada no Brasil que possui vínculos com a Al Qaeda, além de duas empresas, "por oferecer apoio ao grupo terrorista", informou nesta quarta-feira (22) o Departamento do Tesouro americano.

"As designações de hoje (22) ajudarão a negar o acesso do grupo ao setor financeiro formal", assinalou o subsecretário do Tesouro, Brian E. Nelson.

"As atividades contínuas dessa rede baseada no Brasil revelam que a Al Qaeda continua sendo uma ameaça terrorista global", declarou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em outro comunicado.

O grupo terrorista e as organizações regionais vinculadas a ele se financiam graças à arrecadação de fundos individuais nos países do Golfo Pérsico e em outras partes do mundo.

Publicidade

"Os Estados Unidos estão comprometidos a trabalhar com nossos parceiros, inclusive o Brasil, para atrapalhar as redes de apoio financeiro da Al Qaeda", afirmou Blinken.

Quem está sob sanção

Entre os indivíduos sob sanção se destaca Haytham Ahmad Shukri Ahmad Al Maghrabi, que chegou ao Brasil em 2015 e foi um dos membros iniciais de uma rede de apoio da Al Qaeda no país, segundo o Departamento do Tesouro americano.

Publicidade

Al Maghrabi tinha frequentes contatos e negócios para compra de moeda estrangeira de um outro indivíduo filiado à rede no Brasil. Além disso, Al Maghrabi era o contato no Brasil de Ahmed Mohammed Hamed Ali e se reportava a ele, que foi incluído na lista de terroristas globais em 2001, segundo Washington.

Outro que sofre sanções é Mohamed Sherif Mohamed Mohamed Awadd, que chegou ao Brasil em meados de 2018 e "desempenhou um papel importante em um grupo vinculado à Al Qaeda com sede no país e participou da impressão de moedas falsas".

Publicidade

Segundo o governo americano, Awadd é o único sócio da empresa de móveis Home Elegance Comércio de Móveis EIRELI, com sede em São Paulo, que também é alvo das sanções.

O terceiro citado na lista de Washington é Ahmad Al Khatib, responsável pela Enterprise Comércio de Móveis e Intermediação de Negócios EIRELI, outra companhia registrada em São Paulo e também incluída nas sanções.

Os três indivíduos são acusados de "auxiliar materialmente, patrocinar ou fornecer apoio financeiro ou tecnológico, ou bens ou serviços" à organização terrorista fundada por Osama bin Laden.

Como resultado, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês), do Departamento do Tesouro, bloqueou todos os seus bens e interesses sob jurisdição dos Estados Unidos.

Além disso, e a menos que haja uma autorização especial, os regulamentos do Ofac proíbem as transações efetuadas por cidadãos americanos, dentro ou fora dos Estados Unidos, destinadas aos indivíduos ou entidades sob sanção.

Para limitar o fluxo de financiamento da Al Qaeda em nível mundial, os Estados Unidos recorreram a ferramentas financeiras que incluem a designação de quase 300 indivíduos e entidades afiliadas a ela e a outras organizações em Afeganistão, Paquistão, Golfo Pérsico, África e outras regiões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.