Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA já vacinaram 10% da população contra covid-19

País mais atingido do mundo pela pandemia já aplicou mais de 44,7 milhões de doses em 33,7 milhões de pessoas

Internacional|Da EFE

Técnico vacina idoso durante campanha de imunização em Los Angeles
Técnico vacina idoso durante campanha de imunização em Los Angeles Técnico vacina idoso durante campanha de imunização em Los Angeles

Os Estados Unidos vacinaram 10% de sua população contra o novo coronavírus até agora, com 33,7 milhões de pessoas que receberam pelo menos uma das 44,7 milhões de doses administradas, informou nesta quarta-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Leia também: Casos globais de covid-19 caem 17% em uma semana, diz OMS

Cerca de 10,4 milhões de pessoas receberam ambas as doses do imunizante e quase todos os estados do país tem uma taxa de vacinação de mais de 11 mil pessoas por 100 mil habitantes. As exceções são Kansas, Missouri e Alabama.

De acordo com o CDC, mais de 27 milhões de casos de coronavírus foram confirmados desde o início da pandemia, e 466.400 pessoas morreram. Os EUA são o principal epicentro da doença no mundo.

Publicidade

O presidente Joe Biden prometeu que seu governo garantirá que 100 milhões de pessoas recebam pelo menos a primeira dose da vacina nos primeiros 100 dias de mandato, ou seja, até 30 de abril.

Mas será difícil manter a promessa se o ritmo atual for mantido, pois desde que as inoculações começaram, em meados de dezembro, o processo tem encontrado dificuldades tanto no volume de produção de vacinas quanto na sua distribuição e acesso público às mesmas.

Publicidade

Não surpreende, e, de acordo com os últimos dados, ainda existe uma grande lacuna entre as doses distribuídas (65,9 milhões) e as administradas à população (44,7 milhões).

Critérios diferentes

Os estados adotaram diferentes abordagens para priorizar a vacinação e, em geral, as primeiras pessoas a ter acesso à inoculação foram idosos que vivem em asilos e trabalhadores da área de saúde.

Publicidade

Além disso, a partir de 1º de fevereiro, 29 estados e o Distrito de Columbia tinham ampliado a elegibilidade para vacinas contra a Covid-19 para incluir pessoas com 65 anos ou mais.

Entretanto, outros estão atrasados, como Delaware, onde as autoridades declararam nesta terça-feira que o estado não iniciará uma segunda fase de vacinação para outros segmentos da população em 11 de março, como planejado, devido a "um fornecimento extremamente limitado de doses".

De acordo com dados do CDC, 23,4 milhões de doses da vacina fabricada pela parceria entre Pfizer e BioNTech foram administradas, enquanto a outra vacina que foi licenciada até agora nos EUA, da Moderna, teve 21,1 milhões de inoculações.

O governo espera que a aprovação de novos imunizantes aumente os números diários de injeções e está contando com a aprovação de emergência este mês da vacina fabricada pela Johnson & Johnson, que é 66% eficaz na prevenção de doenças moderadas a graves, de acordo com estudos.

Disparidade racial

O site do governo da Carolina do Norte mostra que no estado 78% dos que receberam a vacina são pessoas brancas, 14% são afroamericanas e apenas 2% são latinas. No Estado, 53,4% da população é de brancos, 23,3% afroamericanos e 15,4% de latinos.

Isso seria confirmado pelos dados do CDC, que apontavam que no primeiro mês de vacinação, de 14 de dezembro de 2020 a 14 de janeiro de 2020, 11,5% dos que haviam recebido pelo menos uma dose eram latinos e 60,4% eram brancos, embora os hispânicos representem 18% da população do país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.