Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA: Mais de 500 eleitos pedem proteção a imigrantes no Congresso

Governadores, prefeitos e legisladores de 46 estados assinaram carta aberta criticando decisão de Trump de encerrar programas de permanência

Internacional|Da EFE

Governo Trump encerrou programas para imigrantes
Governo Trump encerrou programas para imigrantes Governo Trump encerrou programas para imigrantes

Mais de 500 ocupantes de cargos públicos, incluindo governadores, prefeitos e legisladores de 46 estados dos Estados Unidos, pediram nesta segunda-feira (6) ao Congresso que aprove uma legislação para proteger de forma permanente as pessoas sob o Status de Proteção Temporária (TPS) e os chamados "sonhadores".

Mais de 250 legisladores estaduais, 16 governadores, 20 procuradores-gerais, quase 100 prefeitos e cerca de 100 funcionários locais eleitos de 46 estados assinaram uma carta aberta para pedir soluções legislativas para os imigrantes que vivem uma situação "de limbo".

"Estamos convictos de que chegou o momento para que o Congresso dê uma proteção permanente e inicie o caminho para conceder cidadania aos "sonhadores" e aos beneficiados de programas como o TPS", diz o texto.

Leia também

O pedido surgiu "por conta da decisão do governo do presidente Donald Trump de pôr fim aos programas de Ação Diferida para Chegadas na Infância (DACA) - cujos beneficiados são conhecidos como "sonhadores" - e TPS", disse em comunicado o America's Voice, grupo que promove a iniciativa.

Publicidade

"Estas pessoas e suas famílias têm um papel integral nas nossas comunidades, fazem contribuições importantes a nossas escolas, lugares de trabalho e compartilham a prosperidade da nossa nação", defenderam os signatários.

Os "sonhadores" são os jovens imigrantes ilegais que chegaram aos EUA na infância e se beneficiam do plano DACA que podem ser considerados ilegais se reformas migratórias promovidas pelo governo Trump que atualmente estão bloqueadas por várias resoluções judiciais forem aprovadas.

Publicidade

Trump manifestou também a intenção de retirar as permissões aos beneficiados do programa TPS, que era aplicada para aqueles imigrantes procedentes de zonas em conflito ou vítimas de desastres naturais.

Estima-se que esta decisão poderia afetar mais de 1 milhão de pessoas, entre elas 700 mil "sonhadores" e os 400 mil imigrantes amparados pelo TPS, muitos dos quais vivem há décadas nos Estados Unidos e têm filhos nascidos no país.

Publicidade

Entre os signatários da carta estão os prefeitos das duas maiores cidades do país, Nova York e Los Angeles.

"A cidade de Nova York foi construída, tijolo a tijolo, por imigrantes como a minha avó, que veio para cá com pouco mais do que um sonho. Os sonhadores e outros imigrantes que vêm para cá em busca de uma vida melhor merecem as mesmas oportunidades que a minha família recebeu", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio.

Por sua vez, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, pediu que "Washington deixe de brincar com as vidas de milhões de nossos moradores, professores, estudantes, trabalhadores, membros de serviço e empresários, já que tem que enviar uma mensagem clara às nossas famílias imigrantes: Os senhores pertencem ao país".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.