Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA reabrem fronteira com o México, após crise de migrantes

Fronteira na cidade de Del Rio, no Texas, estava fechado desde agosto devido à grande fluxo de migrantes na região

Internacional|

Fronteira na cidade de Del Rio foi reaberta nos EUA
Fronteira na cidade de Del Rio foi reaberta nos EUA Fronteira na cidade de Del Rio foi reaberta nos EUA

A passagem da fronteira entre Estados Unidos e México na cidade de Del Rio, no Texas, foi reaberta após a crise provocada pela concentração de mais de 10 mil imigrantes, a maioria haitianos, que já foram desalojados, informou neste sábado (25) a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Esse ponto de entrada dos EUA estava fechado desde 17 de agosto devido à grande quantidade de migrantes que tentaram chegar ao país e tiveram o acesso bloqueado.

As autoridades indicaram que a partir desta tarde voltariam a permitir a circulação de veículos e pessoas entre ambos os lados da frontieras, e que os caminhões de carga seriam autorizados a paritr de 27 de setembro.

"Depois dos esforços para acelerar o processamento do fluxo migratório para níveis controláveis e com a segurança pública restabelecida, a CBP reabriu as operações de viagens e comércio", informou em comunicado.

Publicidade

A reabertura vem depois de o governo dos EUA ter confirmado na sexta-feira (24) que não há mais migrantes no campo improvisado criado há semanas sob uma ponte na fronteira com o México, o que abriu um novo capítulo na crise migratória que o presidente Joe Biden tem enfrentado desde que tomou posse.

Em entrevista coletiva, o secretário da Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, relatou que mais de 2.000 migrantes foram transportados para o Haiti, outros 8.000 decidiram voltar "voluntariamente" ao México e cerca de 5.000 estavam sendo processados para determinar se seriam expulsos ou enfrentariam processos de deportação.

Os milhares de migrantes que atravessavam o rio Bravo a pé até Del Rio se reuniram durante dias debaixo de uma ponte conecta a Ciudad Acuna, no México.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.