Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA tentam controlar danos nas relações com Iraque após comentários sobre tropas

Internacional|

Por Jeff Mason

WASHINGTON (Reuters) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou nesta segunda-feira ao primeiro-ministro do Iraque, Haidar al-Abadi, o comprometimento norte-americano em ajudar na luta contra militantes do Estado Islâmico, em um esforço para tentar controlar a repercussão dos comentários do secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, que questionou a força de vontade das tropas iraquianas de lutar. 

Carter disse à CNN no domingo que forças iraquianas não demonstraram vontade de lugar contra militantes do Estado Islâmico durante a queda da cidade de Ramadi há uma semana, e acrescentou que forças norte-americanas estavam tentando encorajá-los a combater os militantes mais diretamente.

Seus comentários geraram uma reprimenda de Abadi, com quem o presidente Barack Obama buscou construir um relacionamento positivo, apesar das tensões acerca do papel dos EUA no Iraque.

Publicidade

A iniciativa de Biden foi um esforço para consertar as coisas após os comentários de Carter. 

“O vice-presidente reconheceu o enorme sacrifício e braveza das forças iraquianas nos últimos 18 meses em Ramadi e outros lugares”, disse a Casa Branca em comunicado. 

Um alto representante do governo disse que a menção de Carter sobre uma falta de força de vontade foi uma referência, especialmente, à retirada de Ramadi, a qual foi seguida por uma onda de atentados suicidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.