Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA veem chance maior de retorno de fugitivos após retomada de relações com Cuba

Internacional|

WASHINGTON (Reuters) - Os laços restabelecidos entre Estados Unidos e Cuba melhoram as possibilidades de que o governo cubano extradite fugitivos procurados pelas autoridades norte-americanas, afirmou uma autoridade norte-americana nesta segunda-feira. 

"Certamente, estamos trabalhando com Cuba, e com todos os outros países para recuperar fugitivos que temos acusações contra", disse o vice-procurador-geral James Cole. 

"Eu acho que o fato de termos melhores relações com Cuba irá aumentar a probabilidade de termos essas pessoas de volta", afirmou Cole a jornalistas em entrevista coletiva do Departamento de Justiça.

Os comentários de Cole vieram em resposta a uma questão sobre as chances de Cuba devolver um fugitivo norte-americano que fugiu para a ilha depois de ser condenado por assassinar um policial. Na semana passada, o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou uma mudança de política externa para poder renovar as relações diplomáticas com o país comunista depois de 53 anos.

Publicidade

Em um dos principais casos de fugitivos envolvendo Cuba, Joanne Chesimard foi condenada pela morte de um policial de Nova Jersey em 1973, e fugiu da prisão. Em 1984, ela foi descoberta vivendo na ilha de Cuba. 

Chesimard, conhecida como Assata Shakur, também foi a primeira mulher a ser incluída na lista de terroristas mais procurados do FBI. A agência ofereceu 1 milhão de dólares de recompensa pela captura dela. 

Publicidade

Embora Cuba tenha devolvido alguns fugitivos para os Estados Unidos nos últimos anos, autoridades norte-americanas dizem que dezenas ainda estão lá. Autoridades do Departamento de Estado não disseram se as extradições serão uma prioridade da nova política externa. 

(Reportagem de Karey van Hall e Susan Heavey)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.