Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Europa adianta os relógios em 1 hora nesta madrugada

Horário de verão tem como objetivo economizar energia otimizando ao máximo a iluminação solar

Internacional|

(Kirsty Wigglesworth/AP)

Os cidadãos da União Europeia (UE) passarão para o horário de verão na madrugada do domingo 31, como todos os últimos domingos de março, segundo o estabelecido em uma diretiva do bloco de 2001 e com o objetivo de economizar energia otimizando ao máximo a iluminação solar.

Na noite deste sábado (30) para domingo, os europeus dormirão uma hora menos, já que os relógios serão adiantados em uma hora.

A Comissão Europeia decidiu harmonizar a data de início da mudança para o horário de verão para evitar desajustes como, por exemplo, o que afetava os horários dos trens que cruzavam a Europa.

A mudança de horário começou a se generalizar a partir de 1974, quando aconteceu a primeira crise do petróleo e alguns países decidiram antecipar seus relógios para aproveitar melhor a luz do sol e, assim, economizar eletricidade.

Publicidade

A medida da mudança de hora tem seus críticos, que alegam que gera efeitos prejudiciais sobre a saúde humana e animal, ligados à secreção de melatonina, uma proteína que regula o sono.

No entanto, Bruxelas apresentou em 2007 um relatório para revisar a repercussão da mudança de horário em diferentes âmbitos, que revelou efeitos positivos da medida em áreas como agricultura e hotelaria.

Publicidade

Com a mudança do domingo, três Estados-membros (Reino Unido, República da Irlanda e Portugal) terão uma hora de diferença em relação ao horário GMT, enquanto Espanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Holanda ficarão com seus relógios a GMT+2. Por sua vez, Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia anteciparão a hora para GMT+3. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.