Internacional

29/12/2012 às 07h49 (Atualizado em 29/12/2012 às 08h42)

Evacuados de Fukushima recebem autorização para passar o fim do ano em casa

Governo alerta que nível de radiação permanece acima do aceitável

As zonas residenciais afetadas em torno de Fukushima ainda não foram recuperadas após o acidente de março de 2011 Yoshikazu Tsuno/AFP POOL

Os moradores da região próxima à central nuclear de Fukushima, evacuados após o devastador acidente ocorrido em março de 2011, foram autorizados a retornar a suas casas, excepcionalmente para passar o final do ano, informou o governo japonês.

A partir deste sábado (29), quatro municípios que possuem "zonas de habitação restrita" permitirão a diversas famílias retornar a suas casas por um período máximo de cinco noites, precisou o governo.

Aproximadamente 500 pessoas de Minamisoma, Litate, Kawauchi e Tamura se inscreveram para obter a permissão excepcional de retorno.

Para evitar fechamento, controladora de Fukushima escondeu falhas na segurança

Até o momento, os evacuados de Fukushima haviam recebido autorização apenas para breves visitas, de poucas horas, para retirar objetos das residências.

As zonas residenciais afetadas em torno de Fukushima não foram recuperadas para permitir um retorno definitivo dos habitantes e o nível de radiação permanece acima do aceitável para longa exposição.

 

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!