Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-jogador de críquete Imran Khan é empossado premiê do Paquistão

Horas depois do juramento, o gabinete de Khan divulgou uma lista parcial de sua escolha de ministros e seu candidato à presidência

Internacional|

Khan prometeu combater a corrupção
Khan prometeu combater a corrupção Khan prometeu combater a corrupção

O ex-astro do críquete Imran Khan foi eleito primeiro-ministro do Paquistão neste sábado, assumindo o desafio de formar uma coalizão para governar, com uma crise cambial se aproximando do turbulento país do sul da Ásia, detentor de armas nucleares.

Khan venceu a eleição nacional no mês passado, prometendo combater a corrupção e reduzir drasticamente a pobreza entre os 208 milhões habitantes, a maioria muçulmanos, do Paquistão.

Horas depois do juramento, o gabinete de Khan divulgou uma lista parcial de sua escolha de ministros e também anunciou seu candidato ao cargo de presidente.

Asad Umer, ex-CEO da multinacional paquistanesa Engro, foi nomeado para o cargo de ministro das Finanças, Shah Mehmood Qureshi, vice-presidente do partido, para chefiar o Ministério das Relações Exteriores, e Pervez Khattak, ex-governador da província de Khyber Pakhtunkhwa, foi escolhido como ministro da Defesa.

Publicidade

Khan, do partido Tehreek-e-Insaf, ou Partido da Justiça, escolheu o homem-forte do partido Arif Alvi como o seu candidato à presidência. O presidente será votado pelos parlamentares do Congresso do Paquistão e pelas quatro Assembleias Provinciais no mês que vem.

Vestindo um tradicional casaco preto de sherwani, no estilo de seu herói e fundador do Paquistão, Muhammad Ali Jinnah, Khan fez o juramento de posse e prometeu respeitar a Constituição.

Publicidade

"Eu vou defender a verdadeira fé e lealdade ao Paquistão", Khan leu o juramento, ao lado do presidente Mamnoon Hussain.

Mais tarde, ele recebeu a faixa nos gramados da casa do primeiro-ministro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.