Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-presidente da Argentina, Carlos Menem volta a sentar no banco dos réus

Julgamento investiga o suposto pagamento de salários extras durante o governo de Menem

Internacional|

Carlos Menem, ex-presidente da Argentina
Carlos Menem, ex-presidente da Argentina Carlos Menem, ex-presidente da Argentina

O julgamento que investiga o suposto pagamento de salários extras durante o governo de Carlos Menem (1989-1999) começou nesta segunda-feira em Buenos Aires, com o ex-presidente e alguns ex-funcionários do Executivo argentino no banco dos réus.

Além de Menem, estão acusados os ex-ministros de Economia, Domingo Cavallo, e de Defesa, Oscar Camilión, e a ex-secretária do Meio Ambiente, María Julia Alsogaray.

Os ex-funcionários estão acusados do crime de peculato (desvio de fundos públicos), que segundo a legislação argentina prevê uma pena de até dez anos de prisão. Na primeira audiência, as defesas pediram o sobrestamento dos acusados por prescrição do crime e a nulidade do processo.

O julgamento continuará na terça-feira da semana que vem, quando serão respondidos estes pedidos preliminares da defesa. Na audiência de hoje compareceram Zulemita Menem, filha do ex-presidente argentino, e familiares dos outros acusados.

Publicidade

Pelo contrário, Camilión e Alsogaray alegaram razões de saúde para não comparecer à audiência. Alsogaray, que recentemente foi condenada a três anos e meio de prisão por irregularidades na contratação de obras, revelou em 2005 detalhes sobre os salários extras que funcionários receberam durante o governo de Menem. 

Naquele momento, a ex-funcionária confessou que como secretária de Estado chegou a receber até US$ 40 mil mensais além de seu salário, enquanto no caso dos ministros, a soma extra rondava os US$ 100 mil, segundo revelou.

Menem, que tem privilégios como senador, foi investigado em várias causas por supostos atos de corrupção em seu governo e já foi condenado a sete anos de prisão por venda ilegal de armas ao Equador e à Croácia entre 1991 e 1995. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.