Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falha mecânica e "ação da tripulação" causaram queda de avião da AirAsia que matou 162 pessoas

Solda sobre o sistema de controle do leme estava rachada

Internacional|Do R7, com agências

Avião da AirAsia transportava 162 pessoas que iam para Cingapura
Avião da AirAsia transportava 162 pessoas que iam para Cingapura Avião da AirAsia transportava 162 pessoas que iam para Cingapura

O acidente com o avião da AirAsia que caiu no mar de Java em dezembro do ano passado, matando todas as 162 pessoas a bordo, foi causado por um componente defeituoso e as tentativas da tripulação em corrigir o problema, segundo investigadores da Indonésia.

De acordo com informações do jornal The Independent, a solda sobre o sistema de controle do leme estava rachada e o sistema enviou quatro alertas de aviso para os pilotos. Os comandantes tentaram religar o sistema para corrigir o problema.

Acidentes aéreos mataram mais de 650 pessoas em 2014

Famílias e crianças estavam a bordo do avião que desapareceu na Ásia. Conheça alguns dos passageiros

Publicidade

No entanto, essa medida teria feito com que o piloto automático da aeronave desligasse, o que causou a perda de controle do jato, segundo relatórios da rede BBC.

O avião da AirAsia transportava 162 pessoas que iam para Cingapura e relatou ter encontrado nuvens e mau tempo próximo da região de Surabaya, perto da ilha de Bornéu, na Indonésia.

Publicidade

A aeronave voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio, quando o piloto solicitou autorização à torre de controle para subir de 32 mil pés para 38 mil pés, para evitar uma tempestade indicada nos radares.

A torre de controle deu autorização, mas o avião virou à esquerda, subiu até a 37,4 mil pés em 30 segundos e imediatamente desceu aos 32 mil pés novamente, em 30 segundos, antes de começar a cair em direção ao mar.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.