Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falha no disparo de míssil provoca pânico em cidade da Coreia do Sul

Autoridades explicaram que a carga explosiva não detonou e que o acidente não provocou vítimas

Internacional|

Míssil falha durante exercícios militares e causa pânico em cidade da Coreia do Sul
Míssil falha durante exercícios militares e causa pânico em cidade da Coreia do Sul Míssil falha durante exercícios militares e causa pânico em cidade da Coreia do Sul

A falha no disparo de um míssil balístico gerou pânico em uma cidade sul-coreana normalmente tranquila, onde o projétil caiu e provocou um grande incêndio, admitiram as nesta quarta-feira (5).

Os exércitos da Coreia do Sul e Estados Unidos realizaram vários exercícios militares na terça-feira e quarta-feira em resposta ao disparo de um míssil da Coreia do Norte que sobrevoou o Japão.

Em uma das manobras, o exército sul-coreano disparou um míssil Hyunmoo-2 de curto alcance na terça-feira (4) à noite que falhou e caiu pouco depois do lançamento.

O propelente do míssil pegou fogo, mas sua carga explosiva não detonou, afirmou um comandante militar sul-coreano à agência de notícias Yonhap.

Continua após a publicidade

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que o acidente não provocou vítimas e as causas estão sendo investigadas.

Vídeos que viralizaram nas redes sociais - dos quais a AFP não conseguiu confirmar a autenticidade - mostram uma bola laranja de chamas em uma área que, segundo os sul-coreanos, fica próxima da base da Força Aérea de Gangneung, na costa leste.

Continua após a publicidade

"Muitos moradores desesperados ligaram para a prefeitura", disse uma funcionária do município de Gangneung.

"No começo, não sabíamos o que estava acontecendo porque não recebemos nenhum aviso do exército sobre o treinamento", acrescentou a fonte, que pediu anonimato.

Continua após a publicidade

Leia também

Seul e Pyongyang permanecem tecnicamente em conflito desde a guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um armistício e não com um acordo de paz.

Confrontos armados entre os dois vizinhos são raros, mas a queda do míssil levou alguns moradores a acreditar que a guerra havia começado.

"Achei que havia uma guerra, mas era treinamento militar", escreveu um sul-coreano no Twitter.

"Por que eles demoraram tanto para confirmar? Se houver uma guerra, provavelmente descobriremos dia seguinte", tuitou outro morador.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.