Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falsa embaixada dos EUA em Ghana é fechada após décadas emitindo vistos

Internacional|

ACRA (Reuters) - Autoridades em Gana descobriram uma falsa embaixada dos Estados Unidos na capital Acra, comandada por uma rede criminosa que há décadas emitia vistos autênticos obtidos de forma ilegal, informou o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Até ser fechada, a falsa embaixada funcionava em um prédio rosa de dois andares com um telhado de ferro ondulado e a bandeira norte-americana do lado de fora. Dentro, um retrato do presidente Barack Obama pendurado.

"Não era operada pelo governo dos Estados Unidos, mas por gangues de crime organizado de Gana e Turquia e um advogado de Gana que especialista em leis de imigração e criminal", disse o Departamento de Estado em comunicado divulgado na noite.

Cidadãos turcos, que falavam inglês e holandês, posavam de autoridades consulares e cuidavam das operações. Investigações também descobriram uma falsa embaixada holandesa, segundo o Departamento de Estado.

Publicidade

Autoridades da Holanda não foram imediatamente encontradas para comentar neste domingo.

A gangue criminosa emitiu vistos norte-americanos legítimos, mas obtidos de maneira fraudulenta, além de documentos falsos de identificação, incluindo certidões de nascimento ao preço de 6.000 dólares cada, segundo o comunicado.

Publicidade

Durante batidas policiais que levaram a um número de prisões, autoridades também capturaram vistos indianos, sul-africanos e da zona Schengen autênticos e falsificados e 150 passaportes de 10 países diferentes, junto com um laptop e smartphones.

O comunicado não dizia como a gangue obtinha os vistos autênticos, nem quantas pessoas devem ter entrado ilegalmente nos Estados Unidos e outros países usando vistos emitidos pela gangue, que usava de suborno para operar sem impedimentos.

Publicidade

None

(Por Matthew Mpoke Bigg)

None

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.