Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Farc iniciam entrega de armas apesar de atrasos

Processo de deposição terá início esta quarta-feira (1)

Internacional|

Processo de deposição terá início esta quarta-feira (1)
Processo de deposição terá início esta quarta-feira (1) Processo de deposição terá início esta quarta-feira (1)

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) vão começar na quarta-feira (1) o processo de deposição das armas, apesar dos atrasos no deslocamento dos combatentes às zonas de concentração e na construção dos albergues, informaram nesta terça-feira (28) o governo e o grupo rebelde. Sergio Jaramillo, alto comissário para a paz, conversou com a Reuters. 

— Esta quarta-feira começa o processo de desarmamento, que supõe o registro das armas, a destruição de armamento instável e o armazenamento das armas de acompanhamento.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e o líder das Farc, Rodrigo Londoño, assinaram em novembro um acordo de paz para acabar com o conflito armado de mais de meio século que deixou 220.000 mortos e milhões de desalojados.

Com 'última marcha', Farc dão adeus à guerra na Colômbia

Publicidade

O acordo de paz, criticado pela oposição política liderada pelo ex-presidente Álvaro Uribe, que prevê que os chefes guerrilheiros cumpram penas efetivas de prisão e não possam ocupar cargos eletivos, estima ainda que cerca de 7.000 integrantes das Farc deixem as armas e formem um partido político.

Alguns dirigentes do grupo guerrilheiro e funcionários da ONU que integram a missão que receberá as armas, a serem destruídas depois, tinham admitido a possibilidade de postergar o prazo de desarmamento. O líder das Farc, Iván Márquez, concedeu entrevista sobre o assunto. 

Publicidade

— Na quarta-feira 1 de março, apesar dos evidentes atrasos na adequação logística das zonas e pontos transitórios de normalização, realizaremos... o registro das armas em todos os acampamentos e reajustaremos o plano de destruição de armas instáveis ou explosivos.

Os integrantes do grupo rebelde permanecem atualmente em 26 localidades em áreas de selva e montanha sob supervisão da ONU. O processo de desarmamento do grupo deve ser concluído no início de junho.

Há um abandono histórico da fronteira no Amazonas", diz professor colombiano, sobre ligação entre Farc e FDN

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.