Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FBI abriu mais de 170 inquéritos sobre invasão ao Capitólio

Agência e o Departamento de Justiça estão investigando mais de 100 mil pistas e esperam centenas de novas investigações

Internacional|Do R7

O procurador Michael Sherwin disse que a investigação é 'sem precedentes'
O procurador Michael Sherwin disse que a investigação é 'sem precedentes' O procurador Michael Sherwin disse que a investigação é 'sem precedentes'

O FBI e o Departamento de Justiça dos EUA anunciaram, nesta terça-feira (12), que mais de 170 inquéritos já foram abertos para apurar crimes relacionados à invasão do Congresso norte-americano por apoiadores do presidente Donald Trump, na última quarta-feira. O número se refere aos invasores já identificados, que podem chegar a centenas nos próximos dias.

Leia também: FBI alerta para novos ataques se Trump for afastado

Em uma coletiva conjunta, o procurador do Distrito de Columbia Michael Sherwin e o diretor do escritório regional do FBI em Washington, Steven D'Antuono, disseram que o número ainda é a "ponta do iceberg" e que esperam que o número aumente exponencialmente.

"Nesses últimos seis dias, recebemos mais de 100 mil fotos e vídeos do público. É uma investigação sem precedentes, não apenas na história do FBI como do Departamento de Justiça", afirmou Sherwin.

Publicidade

Dezenas de acusações

Segundo eles, o número de diferentes acusações criminais que serão feitas é "atordoante", e vão de uma simples invasão até assassinato, passando por roubo de correspondência, de aparelhos eletrônicos, agressão contra agentes de segurança e roubo de informações de segurança nacional. "Estou falando de acusações que incluem sedição e conspiração", comentou Sherwin.

Por sua vez, D'Antuono afirmou que mesmo os manifestantes que deixaram Washington após a invasão poderão ser abordados por agentes locais do FBI. "Podemos bater na sua porta a qualquer momento", disse o diretor.

Sherwin também confirmou que bombas de fabricação caseira foram realmente deixadas nas sedes dos partidos Democrata e Republicano na quarta-feira. Segundo ele, os artefatos tinham timers e os investigadores não sabem dizer porque eles não foram detonados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.