Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Força da ONU na Síria transfere quartel-general por deterioração da situação

Os "boinas azuis" foram realocados por causa do avanço do Exército Livre da Síria

Internacional|

45 soldados já foram resgatados
45 soldados já foram resgatados 45 soldados já foram resgatados

A Undof (Força da ONU nas Colinas de Golã) transferiu nesta segunda-feira (15) seu quartel-general da zona síria à israelense pela piora da situação de segurança no território, disse à Agência Efe uma fonte militar.

Segundo a fonte, "a situação está se deteriorando rapidamente" pelo avanço rebelde na província síria de Quneitra, fronteiriça com as Colinas de Golã ocupadas por Israel desde 1967.

Por este motivo, a UNDOF transferiu seu quartel-general do Campo Faouar -onde tinha permanecido até agora na parte síria- ao Campo Ziouani, na área israelense. Como passo prévio, a UNDOF tinha enviado no último sábado (13) seu Centro de Operações Conjuntas, onde são tomadas as decisões da força de paz, do Campo Faouar a Ziouani.

Além disso, os boinas azuis evacuaram hoje quatro posições da zona que patrulham. Segundo a fonte, o opositor ELS (Exército Livre Sírio) "a cada dia avança mais". 

Publicidade

Quarenta e cinco soldados da ONU sequestrados na Síria foram libertados, diz Al Jazeera

Na última quinta-feira (11), 45 soldados fijianos da UNDOF foram postos em liberdade pela Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, que os sequestrou em agosto nessa região.

Publicidade

Há três dias, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os rebeldes tinham tomado 80% das povoações da província de Quneitra. A UNDOF, cujo nome completo é Força de Observação da Separação nas Colinas de Golã, se encarrega de verificar o cessar-fogo assinado entre Síria e Israel em 1974 e a retirada militar da região.

Este contingente opera na zona de separação estipulada por ambos estados no Golã. No final de julho, a força de paz era integrada por 1.223 soldados de seis países (Fiji, Índia, Irlanda, Nepal, Holanda e Filipinas). 

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.