Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças de segurança impedem ataque terrorista em Uganda

Anúncio foi feito pela Embaixada dos Estados Unidos no país africano 

Internacional|Da Agência Brasil

As forças de segurança de Uganda conseguiram conter uma célula dos rebeldes do Shebab, organização somali integrante da rede da Al-Qaeda, que planeava um ataque, conforme anunciaram neste sábado (13) representantes da Embaixada dos Estados Unidos naquele país.

“As autoridades ugandesas informaram a descoberta de uma célula terrorista dos Shebab em Kampala”, capital de Uganda, afirmou a embaixada. Segundo os diplomatas, a operação está relacionada à investigação de um ataque iminente. O porta-voz da polícia de Kampala, Fred Enanga, afirmou que “houve detenções”.

Acrescentou que as forças de segurança lançaram patrulhas nos locais principais. A embaixada emitiu alerta aos cidadãos norte-americanos em Uganda, pedindo que tenham cuidado nos deslocamentos, evitem multidões, estejam atentos aos noticiários locais e mantenham nível elevado de vigilância.

— Nesse momento, desconhecemos alvos específicos e as autoridades ugandesas aumentaram a segurança em locais como o Aeroporto Internacional Entebbe.

Publicidade

No início da semana, os diplomatas adiantaram que os rebeldes do Shebab poderiam tentar vingar-se de um ataque aéreo que matou Ahmed Abdi Godane, líder do grupo.

O governo de Uganda declarou que o país — importante colaborador da força da União Africana que combate o Shebab — tinha passado aos Estados Unidos informações secretas sobre sua localização.

Os rebeldes do Shebab reivindicaram ataques recentes no Quênia, Djibouti e Somália. Há quatro anos, o grupo provocou a morte de pelo menos 76 pessoas em explosões em dois restaurantes em Kampala.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.