Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças do Iraque assumem controle de áreas curdas na província de Nínive

Internacional|

BAGDÁ (Reuters) - Forças do Iraque assumiram o controle de áreas antes comandadas por forças curdas na província de Nínive, que abriga Mosul e se situa no norte do Iraque, informou um comunicado dos militares nesta quarta-feira.

As áreas foram desocupadas pelos combatentes curdos peshmergas antes da chegada das forças iraquianas na terça-feira, segundo o comunicado. Os peshmergas haviam tomado o local ao longo dos últimos três anos como parte da guerra contra os militantes do Estado Islâmico.

A represa de Mosul, localizada no noroeste da cidade, é uma das posições reconquistadas dos peshmergas, de acordo com o informe militar.

Em reação a um referendo de independência realizado pelos curdos no mês passado, forças do governo do Iraque apoiadas por grupos paramilitares treinados pelo Irã capturaram Kirkuk, região rica em petróleo e ocupada pelos curdos, na segunda-feira, alterando o equilíbrio de poder do país.

Publicidade

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, havia ordenado a retomada de Kirkuk no mesmo dia, além de todas as áreas em disputa reivindicadas tanto pelo semiautônomo governo regional do Curdistão quanto pelas autoridades centrais de Bagdá.

(Por Maher Chmaytelli)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.