Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças líbias dizem ter retomado campos de petróleo após ataque

Internacional|

Por Ayman Al-Warfalli

BENGHAZI, Líbia (Reuters) - As forças de segurança do petróleo disseram nesta sexta-feira que retomaram o controle do campo petrolífero al-Ghani, na Líbia, depois que homens armados atacaram a instalação, matando sete seguranças.

Segundo um representante do órgão, Ali Hassi, suas forças estavam agora também no controle dos campos de petróleo Mabrouk, Bahi e Dahra, na bacia central de Sirte, que foram supostamente atacados por islâmicos ao longo da última semana.

"Nossas forças tomaram dos militantes o controle do campo al-Ghani. Infelizmente, sete membros de nossas forças foram mortos", disse Hassi.

Publicidade

Dois governos rivais da Líbia e suas forças armadas têm disputado o controle da infraestrutura de petróleo do país do norte da África. Militantes islâmicos também ganharam terreno, quatro anos após uma guerra civil que depôs Muammar Gaddafi.

As facções rivais mantiveram nesta semana conversações apoiadas pela Organização das Nações Unidas no Marrocos, num esforço para formar um governo unificado e terminar um conflito que autoridades ocidentais temem que se torne uma guerra civil em grande escala.

Publicidade

O governo internacionalmente reconhecido do primeiro-ministro Abdullah al-Thinni tem operado no leste desde que a facção armada rival, chamada Amanhecer Líbio, assumiu o controle de Trípoli e criou sua própria administração.

Os conflitos entre os dois governos fecharam dois grandes terminais de exportação desde dezembro e diminuíram as exportações estatais de petróleo.

Publicidade

Militantes islâmicos também vêm ganhando terreno no conflito e foram responsabilizados por invadir dois campos petrolíferos, Bahi e Mabrouk, na Bacia de Sirte. Outro campo, Dahra, também tem sido palco de confrontos entre militantes islâmicos e forças de segurança do petróleo.

A Líbia declarou força maior em 11 campos de petróleo em sua região central no início desta semana, após a suspensão da produção por causa da deterioração da segurança.

No mês passado, homens armados mataram 12 pessoas ao sul de Sirte, entre elas dois filipinos e dois cidadãos ganeses, depois de invadirem um campo petrolífero remoto.

A produção de petróleo da Líbia está atualmente em cerca de 400.000 barris por dia, menos da metade dos 1,6 milhão de barris produzidos antes do levante que derrubou Gaddafi.

(Reportagem adicional de Ahmed Elumami e Feras Bosalum, em Trípoli)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.