Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França e Bélgica ampliam investigação sobre ataques em Paris

Internacional|

Por Michel Rose e Philip Blenkinsop

PARIS/BRUXELAS (Reuters) - Uma investigação sobre os ataques de 13 de novembro em Paris se ampliou nesta terça-feira, quando promotores franceses disseram que um homem que alojou o suspeito de ser o líder do atentado devia saber sobre o plano, e a Bélgica emitiu um mandado para um novo suspeito.

Traçando um retrato de arrepiar do líder Abdelhamid Abaaoud, o promotor de Paris afirmou que, depois de deixar os agressores armados e os homens-bomba nos cafés e bares onde os ataques estavam programados para ocorrer, ele voltou mais tarde ao local enquanto a onda de assassinatos estava em pleno andamento.

Os ataques coordenados, nos quais 130 pessoas foram mortas, levaram a França a declarar estado nacional de emergência e a intensificar as ações aéreas na Síria contra o Estado Islâmico, grupo militante que assumiu responsabilidade pelo atentado.

Publicidade

O presidente francês, François Hollande, que busca reunir apoio global para a campanha militar contra o Estado Islâmico, ganhou o aval do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta terça-feira durante visita a Washington.

Em Paris, o promotor François Molins declarou que militantes islâmicos que morreram em confronto com a polícia no dia 18 de novembro planejavam atacar o distrito financeiro da cidade. A Reuters havia dado de forma exclusiva a informação sobre o plano para atacar o distrito de La Defense.

Publicidade

Molins disse que colocou sob investigação formal um homem francês que havia alojado Abaaoud e os seus associados no apartamento no subúrbio de Saint-Denis, local do confronto entre a polícia e os militantes.

"O próprio Jawad Bendaoud recebeu os terroristas no dia 17 de novembro, próximo das 22h45. Ele não poderia ter nenhuma dúvida de que ele estava participando de uma organização terrorista”, disse Molins à imprensa.

Publicidade

Bendaoud havia dito antes de ser detido pela polícia que o haviam pedido para alojar duas pessoas por três dias no apartamento, mas que ele não tinha nenhuma ideia de que uma das pessoas era o suspeito de organizar os ataques do dia 13.

Abaaoud morreu durante o cerco policial ao apartamento, junto com Hasna Aitboulahcen, mulher que acredita-se era a sua prima, e uma terceira pessoa ainda não identificada.

Os investigadores ainda estão juntando as peças de quem exatamente fez o quê, e quando. Eles lançaram uma caçada para encontrar Salah Abdeslam, suspeito de ter sido o oitavo agressor mencionado pelo Estado Islâmico quando o grupo assumiu a responsabilidade pelos ataques.

Abdeslam, de 26 anos, fugiu para a Bélgica no dia posterior ao atentado e sua possível presença em Bruxelas é um dos fatores por trás do esquema de segurança que paralisou a cidade nos últimos dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.