Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França envia força de elite para capital do Mali

Homens mantêm dezenas de reféns dentro de hotel de luxo em Bamaco

Internacional|Ansa Brasil

mali, terrorismo, ataque, hotel, reféns
mali, terrorismo, ataque, hotel, reféns mali, terrorismo, ataque, hotel, reféns

A polícia francesa enviou cerca de 50 agentes do seu corpo de elite a Bamaco, capital do Mali, após a invasão do hotel Radisson Blue por parte de um grupo de terroristas islâmicos.

A hospedagem costuma ser usada por funcionários da companhia aérea Air France. Segundo a imprensa local, o comando é formado por 12 pessoas, que mantiveram cerca de 170 reféns durante horas. Até o momento, pelo menos 80 deles foram resgatados, incluindo os colaboradores da empresa francesa.

O sequestro já deixou três mortos, mas o número de vítimas ainda pode aumentar porque o hotel é palco neste momento de uma operação das forças de segurança do país africano.

O presidente da França, François Hollande, disse que mais uma vez os terroristas quiseram marcar sua presença bárbara em lugares onde podem assassinar e impressionar. Devemos demonstrar a nossa solidariedade ao Mali, um país amigo.

Publicidade

O mandatário também pediu para os cidadãos franceses procurarem a Embaixada da nação europeia em Bamako para garantirem sua segurança. Ainda não se sabe ao certo quem está por trás do ataque, mas suspeita-se do grupo jihadista Al Mourabitoun — que tem Mokhtar Belmokhtar, ex-chefe da Al Qaeda no Magreb, como um dos fundadores - e da Ansar Dine, organização islâmica malinesa.

Veja fotos dos arredores do hotel cercado por soldados

Publicidade

De acordo com a agência turca Anadolu, os terroristas entraram no Radisson Blue a bordo de um carro com placa diplomática. Além disso, eles teriam libertado pessoas capazes de citar trechos do "Corão", o livro sagrado do Islã.

o Mali é uma ex-colônia francesa independente desde 1960
o Mali é uma ex-colônia francesa independente desde 1960 o Mali é uma ex-colônia francesa independente desde 1960

Situado no oeste da África, o Mali é uma ex-colônia francesa independente desde 1960. Com uma população de 15,3 milhões de habitantes e parte de seu território ocupado pelo deserto do Saara, o país é palco hoje de movimentos radicais islâmicos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.