Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França inicia controles sanitários de passageiros vindos da Guiné

Inicialmente, governo planeja fazer controle apenas de voos vindos direto da Guiné

Internacional|

Epidemia de ebola infectou nove mil pessoas e matou pelo menos 4.500, segundo a OMS
Epidemia de ebola infectou nove mil pessoas e matou pelo menos 4.500, segundo a OMS Epidemia de ebola infectou nove mil pessoas e matou pelo menos 4.500, segundo a OMS

As autoridades francesas começaram neste sábado (18) os controles sanitários dos passageiros de voos vindos da Guiné, os únicos diretos para a capital francesa a partir de um país afetado pela epidemia do vírus ebola.

Uma equipe médica situada na passarela de desembarque de um avião que chegava da Guiné mediu a temperatura das entre 150 e 200 pessoas que estavam no voo com a ajuda de um termômetro de infravermelhos, que evita o contato físico. Por enquanto, o governo francês não planeja iniciar o controle para passageiros vindos de países afetados que tenham efetuado alguma escala antes de chegar à França.

Os passageiros deste primeiro voo, que aterrissou no aeroporto de Charles de Gaulle-Roissy às 05h55 (local, 0h55 em Brasília), tiveram que prencher também uma ficha detalhada, para poderem ser contatados caso se considere necessário.

Testes em aeroportos não detectam infectados sem sintomas

Publicidade

No terminal, a opinião geral é de que o controle tinha sido rápido e realizado sem problemas: "É melhor do que fechar as fronteiras", afirmava um desses passageiros para a emissora "BFM TV".

Nesta sexta-feira (17), sindicatos de trabalhadores da companhia aérea Air France solicitaram o cancelamento dos voos para a Guiné diante do temor de um "risco grave de propagação da epidemia". No mesmo dia o governo francês lembrou que não há nenhum caso confirmado de ebola no país, e destacou que "o sistema sanitário está alerta para detectar o mais rápido possível e cuidar nas melhores condições de qualquer pessoa contaminada".

Publicidade

A aplicação destes controles no aeroporto foi anunciada na quarta-feira (15) pelo presidente François Hollande após uma conversa com seus colegas de EUA, Alemanha, Reino Unido e Itália. O presidente também afirmou que irá construir novos centros de tratamento contra a doença em Guiné.

Segundo a última apuração da OMS (Organização Mundial da Saúde), a epidemia de ebola que afeta Guiné, Libéria e Serra Leoa infectou nove mil pessoas e matou pelo menos 4.500.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.