Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França tem de estar preparada para mais ataques, diz François Hollande

País entrou em alerta após tentativa de atentado em trem que liga Paris e Amsterdã

Internacional|Agência Brasil

O presidente da França, François Hollande, avisou nesta terça-feira (25) que o país "ainda está exposto" e tem de se preparar para novos incidentes, depois que passageiros de um trem evitaram um ataque na semana passada.

"A agressão que ocorreu na sexta-feira [21] podia ter resultado em uma carnificina monstruosa e é a prova recente de que temos de nos preparar para outros ataques e protegermo-nos", disse Hollande em encontro com diplomatas, dias depois da detenção do marroquino Ayub El Khazzani, de 25 anos. Ele é suspeito de uma tentativa fracassada de ataque a um trem de alta velocidade, entre Paris e Amsterdã.

O acusado nega qualquer ligação com grupos radicais islâmicos e alega que se tratou de uma tentativa de assalto.

'Agimos por instinto de sobrevivência', diz americano que rendeu atirador em trem na França

Publicidade

Homem dispara em trem, fere três pessoas e é detido pela polícia francesa

Duas investigações estão sendo feitas — uma a cargo do Ministério Público antiterrorista de Paris e outra do Ministério Público Federal belga.

Publicidade

Segundo a advogada que o acompanhou, quando ainda estava sob custódia policial em Arras (no Norte de França) e antes de ser transferido para a unidade antiterrorismo em Paris, o marroquino “ficou perplexo com o caráter terrorista que atribuíram à sua ação”.

O homem disse que encontrou a arma do assalto, uma Kalashnikov, em uma mala num parque perto da estação ferroviária de Bruxelas, onde dorme com outros moradores de rua. Acrescentou que queria usá-la para assaltar os passageiros do trem “para comprar comida”, disse a advogada, Sophie David, ao canal BFMTV.

Publicidade

O perfil de islâmico radical, identificado pelos serviços secretos de quatro países europeus (Espanha, França, Bélgica e Alemanha), leva os investigadores a acreditar que o marroquino queria fazer um ataque ao trem.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.