Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França vai construir acampamento para 1.500 imigrantes em Calais

Internacional|

Por Pierre Savary

CALAIS, França (Reuters) - A França planeja construir um acampamento neste ano para até 1.500 imigrantes na cidade portuária de Calais, onde o dobro deste número vive em tendas e espera fazer a travessia pelo mar para a Grã-Bretanha.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, em visita a Calais com o premiê francês, Manuel Valls, disse que a Comissão Europeia iria contribuir com 5 milhões de euros para o novo centro, que irá abrigar pessoas em grandes tendas.

A Europa está sob crescente pressão com a chegada de milhares de pessoas que fogem de conflitos em países como Síria, Afeganistão e Iraque.

Publicidade

A prefeita de Calais, Natacha Bouchart, disse que a nova instalação será bem recebida, mas é menos do que necessário. "É um gesto, mas um gesto muito fraco. Precisamos de 25 milhões (de euros)", disse.

Ministros do Interior se encontram em setembro e líderes da União Europeia em 11 de novembro para tentar chegar a um acordo em uma resposta à crise que cresceu em intensidade, à medida que dezenas de milhares de imigrantes tentam cruzar o Mediterrâneo para a Europa, muitos se afogando.

Um maior acampamento em Calais - o notório Sangatte - foi fechado há mais de uma década pelo ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy, mas a cidade permanece como um dos "pontos-chave" no continente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.