Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fraude financeira é descoberta em ordem franciscana

Internacional|

ROMA (Reuters) - Uma ramificação da ordem franciscana da Igreja Católica, que administra igrejas e conventos em 110 países, disse que uma fraude por parte de alguns de seus monges a fez cair em graves dificuldades financeiras.

A revista italiana Panorama publicou uma reportagem em sua edição mais recente na qual diz que dezenas de milhões de euros em recursos da Ordem dos Frades Menores (OFM) foram investidos em empresas de fachada no estrangeiro.

O frade Michael Perry, diretor da OFM, disse que uma investigação interna revelou "um número questionável de atividades financeiras conduzidas por frades aos quais era confiada a gestão do patrimônio da ordem".

Em uma carta publicada no site da OFM na quarta-feira, Perry disse que a ordem estava em "grave, e eu destaco grave, dificuldades financeiras, com um significativo fardo de dívidas".

Publicidade

A carta, endereçada a todos os frades, diz que o tesoureiro-geral da ordem renunciou ao cargo, mas não deu mais detalhes.

Perry não foi localizado para comentar e seu gabinete em Roma disse que ele não se encontrava na Itália.

Publicidade

A OFM é uma das quatro principais ramificações da ordem Franciscana Romana Católica, fundada por Francisco de Assis no século 13. O convento e basílica localizados em Assis, cidade natal de Francisco na região central da Itália, são geridos por outra ramificação dos franciscanos, os Frades Franciscanos Conventuais.

(Reportagem de Philip Pullella)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.